Celina Leão destina mais de R$ 244 milhões para programa Saúde Mais Perto do Cidadão

Decretos abrem crédito suplementar para fundo de saúde e visam desafogar rede pública no DF

Por Kleber Karpov

A governadora Celina Leão assinou, nesta segunda-feira (27/Abr), dois decretos que liberam um crédito suplementar de R$ 244.854.852 para o Fundo de Saúde do Distrito Federal. A medida tem como objetivo fortalecer o programa Saúde Mais Perto do Cidadão, iniciativa criada para desafogar a rede pública e aproximar o atendimento especializado da população nas regiões administrativas. O texto entra em vigor após publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O crédito suplementar será viabilizado por meio de superávit financeiro, conforme estabelecido pela Lei nº 4.320/1964. O montante reforçará dotações orçamentárias já previstas no planejamento vigente. A operação cumpre as normas da Lei Orgânica do Distrito Federal e da legislação federal de finanças públicas.

Os recursos têm origem em diversas fontes. A composição inclui verbas ordinárias não vinculadas, repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) e transferências da União. As verbas federais são provenientes de emendas parlamentares individuais, de bancada e de comissão.

Alcance do programa itinerante

Lançado em agosto de 2024, o programa Saúde Mais Perto do Cidadão já realizou mais de 307 mil procedimentos. A iniciativa já percorreu diversas cidades, como São Sebastião, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Paranoá, Santa Maria e Gama, com estruturas montadas em locais movimentados para facilitar o acesso.

A assistência oferecida abrange múltiplas especialidades. A população pode ter acesso a atendimentos de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia e endocrinologia. Consultas de oftalmologia, urologia e mastologia também são disponibilizadas.

Além das consultas, o programa também oferece exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia, complementando o atendimento e o diagnóstico para os pacientes atendidos nas unidades móveis.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Celina Leão reage a “diálogos de terceiros” com Daniel Vorcaro

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), utilizou a...

CriAtiva realiza no Guará, cursos gratuitos de comunicação, marketing e audiovisual

Por Kleber Karpov O projeto CriAtiva – Comunicação, Cultura e...

Destaques

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Mais de 31 mil lâmpadas são trocadas e ajudam famílias de baixa renda do DF a economizar energia

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília substituiu mais de 31...