19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:05

Carta de Brasília defende empoderamento das mulheres

A deputada distrital, Celina Leão (PDT), presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), participou na tarde desta quarta-feira (14), do encontro Entes Federados: Pacto pelos Direitos das Mulheres, no Congresso Nacional.  A abertura ficou a cargo da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A participação de senadoras da República, deputadas federais, deputadas estaduais e distritais foi maciça, especialmente pela chegada de comitivas das Assembleias Legislativas de outros estados, que chegaram na manhã de hoje para acompanhar a votação da PEC 47, na CCJ do Senado.

Durante toda a tarde as parlamentares tiveram espaço para dar sugestões, mostrar pontos vulneráveis da mulher comum e da política, reivindicando uma pauta unificada das mulheres por mais direitos e, principalmente, pelo empoderamento.

A senadora explicou que deputados estaduais de todo o país acompanharam na quarta-feira (14), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a discussão de PEC 47/2012, que fortalece o papel das Assembleias Legislativas. E a bancada feminina do Congresso e das Assembleias decidiram aproveitar a oportunidade para fazer um debate sobre temas de interesses das mulheres.

Todas destacaram a importância da existência de um órgão que aglutine as mulheres, consolidando a luta por mais brasileiras na política, direitos iguais na educação, atendimento integral à saúde e pelo combate à violência de gênero.

Celina Leão exaltou a importância do encontro para o debate do aperfeiçoamento do Pacto Federativo como estratégia em defesa dos direitos das mulheres. “Deixei uma mensagem positiva, de que nossa luta é árdua e constante, mas somos nós quem vamos fazer a diferença para as mulheres do nosso país. Elas estão em casa, contando conosco para mudar nossos direitos”, destacou.

De acordo com a senadora, infelizmente as mulheres sofrem muito no Brasil, assim como as mulheres sofrem muito no mundo inteiro. “Não pela deficiência na legislação. Temos uma legislação positiva, que assegura o direito de todos os cidadãos e das mulheres. No entanto, convivemos já há muitos séculos, assim como nos dias atuais, com uma cultura que entende, ainda, e infelizmente, que o poder e o exercício do poder cabe ao homem. Por isso, a nossa dificuldade de estarmos presentes no parlamento”, explicou, diante do baixo percentual de mulheres em cargos públicos.

Ao final do evento, foi definido o texto da Carta de Brasília, com sugestões das parlamentares que firmaram compromissos na concretização dos objetivos.

Fonte: Ascom Celina Leão

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...