20.8 C
Brasília
22 abr 2026 22:25

Câmara pode votar nesta semana projetos que ajudem no combate imediato à pandemia

Pauta desta terça-feira será definida em reunião de líderes

A Câmara dos Deputados pode votar nesta semana projetos que ajudem no combate imediato à crise de saúde pública provocada pelo aumento de casos e mortes por Covid-19. Essa prioridade foi anunciada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que definirá a pauta desta terça-feira (30) após reunião de líderes partidários marcada para as 9 horas do mesmo dia. A sessão do Plenário terá início às 15 horas.

Já a pauta de quarta-feira (31) contém, até o momento, dois projetos, um deles que facilita a liberação de recursos a estados e municípios para combate à pandemia (PLP 10/21); e outro sobre a unificação das alíquotas do ICMS dos combustíveis (PLP 16/21).

Com pedido de urgência pendente, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 10/21, do Senado, permite que estados, municípios e Distrito Federal utilizem até o fim do ano, em ações de saúde, sobras de repasses federais que estão paradas nos fundos locais de saúde. Por lei, esses repasses federais são vinculados a determinadas ações.

O projeto contém ainda regras que beneficiam os estados e o Distrito Federal relacionadas a penalidades por descumprimento do teto de gastos imposto por renegociações de dívidas com a União.

Assim, segundo a proposta, não serão aplicadas em 2021 as penalidades previstas na Lei Complementar 156/16, que trata do plano de auxílio a estados endividados.

O projeto também acaba com os limites atuais para estados contratarem empréstimos neste ano. Esses limites foram instituídos pela Lei Complementar 178/21 e variam de 3% a 12% da receita corrente líquida dos estados, dependendo dos índices de endividamento.

As duas leis complementares (156/16 e 178/21) permitiram a renegociação de dívidas de estados e Distrito Federal com a União.

ICMS dos combustíveis

Também está na pauta de quarta-feira o Projeto de Lei Complementar (PLP) 16/21, do Poder Executivo, que unifica em todo o País as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre combustíveis. A matéria tranca a pauta a partir de quarta-feira por tramitar com urgência constitucional.

A intenção do Executivo é “contribuir com os debates” sobre a carga tributária nos combustíveis. A lista proposta pelo projeto inclui gasolina, diesel, biodiesel, etanol e gás natural e de cozinha, além de vários outros derivados de petróleo.

As alíquotas poderão variar conforme o produto e serão definidas depois pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários da Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal. As decisões do Confaz devem ser unânimes.

Atualmente, o imposto é recolhido em geral na origem, e as alíquotas variam conforme o tipo de produto.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

Mendonça pede vista e suspende julgamento contra Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer nesta quarta (22)

Por Kleber Karpov As novas regras para financiamento de imóveis...

Celina Leão amplia medidas para aumentar vendas de produtos locais em supermercados do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF lidera ranking nacional de transparência sobre remunerações de servidores

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou o primeiro lugar...

Governo federal intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22/Abr),...

Destaques

Mendonça pede vista e suspende julgamento contra Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer nesta quarta (22)

Por Kleber Karpov As novas regras para financiamento de imóveis...

Celina Leão amplia medidas para aumentar vendas de produtos locais em supermercados do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF lidera ranking nacional de transparência sobre remunerações de servidores

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou o primeiro lugar...

300 vagas: Saúde do DF abre processo seletivo simplificado condutores de ambulância e padioleiros

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...