Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu 5,3 mil dos 10,8 mil elogios registrados pela Ouvidoria-Geral do Governo do Distrito Federal (GDF) entre janeiro e julho de 2025. O volume corresponde a 48,85% do total e representa um crescimento de 14,2% em comparação ao mesmo período de 2024, refletindo o reconhecimento da população pelos serviços prestados na rede pública.
Reconhecimento
Manifestações de usuários destacam o atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais. Sobre a UBS 18 de Planaltina, uma cidadã relatou: “Minha mãe acamada recebeu visita dos agentes de saúde e foi encaminhada para a endocrinologista por ser diabética. Sempre que preciso, o pessoal da enfermagem e os técnicos me recebem com gentileza, boa vontade e profissionalismo. Parabéns e obrigada a todos os profissionais envolvidos no atendimento aos acamados!”.
Um paciente internado no Hospital Regional de Samambaia (HRSam) elogiou o projeto de Práticas Integrativas em Saúde (PIS): “Parabéns pela atitude de melhorar a saúde e o bem-estar físico dos usuários e servidores, assim como ajudar a encontrar um equilíbrio físico e emocional e um estilo de vida mais saudável!”. Outro usuário, atendido no Hospital Regional de Planaltina (HRP), enalteceu a equipe de enfermagem: “Me atenderam da melhor forma, com empenho e dedicação”.
A chefe da Ouvidoria da Saúde, Thyerys Araruna Almeida, destaca que os elogios refletem a satisfação do público e o compromisso das equipes. “Os elogios são de usuários que procuram a assistência e ficam muito felizes com o atendimento que receberam. Ele passou por todo um ciclo de atendimento, UBS, hospital, maternidade, fez uma cirurgia e volta para demonstrar felicidade e gratidão”, resume.

Avanços
A proporção entre elogios e reclamações apresentou melhora, ficando em 1 para 6,7 em 2025, enquanto em 2024 era de quase 1 para 8. O número de reclamações caiu de 36,6 mil para 35,9 mil no mesmo período. As solicitações diminuíram de 4,2 mil para 1,7 mil, ao passo que as denúncias aumentaram de 932 para 1,3 mil, o que, segundo a ouvidoria, indica maior clareza da população sobre questões que exigem apuração.
Almeida acrescenta que a ouvidoria funciona como um termômetro para a gestão. “Tanto as reclamações, quanto os elogios, as denúncias servem como um termômetro de indicação para melhoria do nosso serviço, fornecendo insumos para o processo de tomada de decisão do gestor”, afirma.
Elogios
O Hospital Regional do Gama (HRG) lidera o ranking de reconhecimentos, com 555 elogios no primeiro semestre de 2025. Em seguida, aparecem o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), com 460, e o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com 425 registros positivos. O Hospital da Criança de Brasília (HCB) e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) também se destacaram pela alta resolutividade, alcançando 66% e 51%, respectivamente.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










