19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:38

Auxiliares e técnicos em enfermagem do DF entram em greve a partir de segunda-feira (17)

Categoria reivindica reestruturação de carreira e equiparação salarial de 70% em relação aos salários pagos aos enfermeiros

Por Kleber Karpov

Em assembleia geral realizada na manhã de terça-feira (11/Jun), pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), em frente a Câmara Legislativa do DF (CLDF), a categoria aprovou de deflagração de greve geral da categoria, com início na segunda-feira (17/jun). O movimento paredista, tem como principais pautas de reivindicações estão a reestruturação de carreira e a equiparação salarial de 70% em relação aos salários pagos aos enfermeiros, previsto na lei do piso salarial da Enfermagem.

Durante a assembleia, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), egresso da categoria de técnicos em Enfermagem, lembrou que a categoria tem o pior salário praticado por parte do GDF. “De todos os níveis médios das carreiras do GDF, o nosso é o pior, chegando a 49% do inicial do salário do enfermeiro.”, disse.

O parlamentar lembrou ainda que, atualmente, a categoria acumula mais responsabilidades que no passado. “Se antigamente o técnico em Enfermagem dava só banho no leito e fazia medicação, hoje não. Hoje o técnico em Enfermagem está muito mais especializado, substitui enfermeiro em muitas ações. Como a gente continua ganhando esse salário miserável, essa proporcionalidade discriminatória e preconceituosa.”, desabafou Vianna ao pedir o reconhecimento à cagegoria.

Sem acordo

Uma comissão foi recebida no GDF pelo secretário de Economia, Ney Ferraz, porém, segundo a diretora do Sindate-DF, Josyane Jacob, encontro esse, sem proposta por parte do governo.

Na mesma linha, Vianna também ressaltou  que ao deflagrar a greve, a categoria levou em conta, a falta de proposta por parte do governo à categoria. “Não houve um acordo com o governo, que alega haver um impacto financeiro grande e com isso não há como negociar com a categoria.”, explicou.

Nova assembleia

Segundo a direção do Sindate-DF, a categoria deve realizar nova assembleia na quarta-feira (19/Jun), ocasião em que os auxiliares e técnicos devem decidir sobre a manutenção do movimento paredista.

Greve em outras categorias

Além dos auxiliares e técnicos em enfermagem, o GDF enfrenta ainda, a greve dos vigilantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), iniciada na terça-feira (11/Jun). Os trabalhadores, funcionários da empresa Ipanema, reclama em sucessivos atrasos nos pagamentos de salários além de estarem sem o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) há 11 meses.

Outra categoria que pode decretar greve são os profissionais da Procuradoria-Geral do DF (PGDF). Caso esse, lembrado pelo deputado distrital, Pastor Daniel de Castro (PP). “Um dia de paralisação da PGDF representa menos R$ 7 milhões de arrecadação, sendo que a recomposição da carreira requer R$ 3 milhões ao ano”, pontuou.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...