25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:48

Aposentados do serviço público também podem ser beneficiados com a revisão da vida toda

Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, ressalta que revisão aprovada pelo STF abrange parcela do funcionalismo

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, com 6 votos favoráveis, contra 5 contrários, a “revisão da vida toda” para aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta forma, aposentados que judicializaram o pedido de recálculo do benefício poderão reaver seus vencimentos, tendo como base as contribuições realizadas antes do ano de 1994.

O presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), Artur Marques, salienta que a aprovação da revisão é muito oportuna, visto que a decisão permite que toda a trajetória profissional da pessoa seja considerada, tendo a chance de aumentar o valor recebido.

Artur Marques, presidente da AFPESP – Foto: Divulgação

“Em 1999 foi instituída a lei que alterou os cálculos dos benefícios, definindo que seriam considerados apenas os salários recebidos após a implantação do Plano Real, em 1994. Portanto, essa revisão pode ser solicitada por aposentados, que tiveram o benefício concedido entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, e que possuíam rendimentos consideráveis antes de 1994. Além disso, precisam ter recebido o primeiro pagamento nos últimos 10 anos” explica Marques. Entre os beneficiários que poderão ser considerados, estão os aposentados por idade, invalidez, tempo de contribuição, pessoas com deficiência, aposentadorias especiais e pensionistas por morte.

A medida também poderá beneficiar parte dos aposentados do serviço público. “Servidores públicos, de modo geral, são vinculados a regimes próprios de previdência. No entanto, existe uma parcela considerável, os chamados empregados públicos, que é vinculada ao INSS. Essas pessoas podem reaver suas bases de cálculos, de acordo com a nova regra”.

O presidente da entidade ressalta ainda que os servidores aposentados que desejam entrar com uma ação na justiça para solicitar a revisão, visto que ela não será aplicada automaticamente, precisam atender a todos os requisitos, estando atentos às contribuições. Ele destaca que é importante a realização dos cálculos, levando em conta a conversão de moedas e atualização monetária da época do Plano Real, e se ação irá resultar em um benefício superior, para que não haja equívoco nos rendimentos.

“A decisão do Supremo Tribunal Federal traz justiça aos aposentados e pensionistas de modo geral. Cabe a eles decidirem, particularmente e com sabedoria, se é favorável solicitar o recalculo da base de contribuição ou não. No entanto, há pendência de um recurso denominado “Embargos de Declaração” retornando, portanto, a matéria ao STF para a sua apreciação. Sendo assim, a decisão ainda não é definitiva”, finaliza, Artur Marques.

A AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com mais de 240 mil associados.

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...