19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:06

Aparelhos móveis de raios X otimizam tempo e recursos na rede

No Hospital Regional de Ceilândia (HRC), equipamentos agilizam atendimentos nas emergências e UTIs pediátrica e adulta. Saúde distribuiu, no total, 38 unidades aos hospitais

Tecnologia essencial para melhores diagnósticos e tratamentos adequados para os pacientes, a radiologia avançou e novos aparelhos auxiliam profissionais. Com a chegada de unidades de raios X digitais portáteis no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), a equipe relata que há mais agilidade no serviço e otimização dos recursos. O local conta, atualmente, com cinco aparelhos desse tipo distribuídos entre os setores de emergência e UTI pediátrica e adulta. No total, a Secretaria de Saúde (SES) distribuiu 38 equipamentos aos hospitais com investimento de emendas federais.

Os aparelhos ajudam a cobrir uma demanda média de cerca de sete mil exames mensais no HRC | Fotos: Alexandre Álvares/Agência Saúde

Além da melhor qualidade das imagens, os aparelhos móveis possibilitam um atendimento mais ágil aos pacientes com dificuldades ou nenhuma locomoção. Esses raios X ajudam a cobrir uma demanda média de cerca de sete mil exames mensais no HRC.

Gerente de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico (Gamad) do HRC, Célio Ferreira explica que os aparelhos colaboram para melhor diagnóstico, reduzem gastos com métodos de alto custo e oferecem mais segurança, agilidade e eficiência nos laudos, uma vez que a imagem aparece instantaneamente no monitor. “Com apenas uma imagem, o médico consegue trabalhar com as funcionalidades que a máquina oferece e estabelece um parecer com mais rapidez e precisão”, conclui.

A responsável técnico-assistencial (RTA) da unidade Neonatal do hospital, Thalya Miranda, avalia que a aquisição dos novos equipamentos atende às necessidades da área. “Porque, na nossa rotina diária, precisamos que o exame seja realizado de forma rápida e que haja possibilidade de visualizar a imagem com qualidade.”

A responsável técnico-assistencial (RTA) da unidade Neonatal do hospital, Thalya Miranda, afirma que, na rotina diária, “precisamos que o exame seja realizado de forma rápida e que haja possibilidade de visualizar a imagem com qualidade”

Outros benefícios destacados pela médica são o conforto e, principalmente, a segurança para os profissionais de saúde e para os pacientes. “Não temos possibilidade de deslocar um bebê para a radiologia pelos riscos inerentes tanto de infecções quanto de transporte pelo risco altíssimo de sangramento cerebral pela trepidação”, exemplifica. Com o aparelho de raios X digital móvel, essas questões são solucionadas.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...