Anvisa autoriza testes para outra vacina contra covid-19

Medicamento será o segundo do tipo a ser testado no Brasil

Por Marcelo Brandão 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a empresa chinesa Sinovac Biotech a realizar testes para uma nova vacina contra o novo coronavírus. O teste da vacina deve ser feito em 9 mil pessoas, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal.

O estudo aprovado pela Anvisa se refere a um ensaio clínico fase III duplo-cego, controlado com placebo. Antes de dar a autorização, a agência analisou as fases anteriores de teste da vacina. Foram realizados estudos não-clínicos em animais, cujos resultados demonstraram que a vacina apresenta segurança aceitável. A vacina é feita a partir de cepas inativadas do novo coronavírus.

O termo “ensaio clínico” se refere aos estudos de um novo medicamento realizados em seres humanos. A fase clínica serve para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento e também para validar novas indicações terapêuticas.

Este é o segundo teste de vacina contra covid-19 realizado no Brasil. O primeiro, desenvolvido pela universidade de Oxford, no Reino Unido, tem sido realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com participação do grupo farmacêutico Astrazeneca. Essa vacina já se encontra em estágio mais avançado de testes e há possibilidade de ser distribuída à população ainda este ano.

Fonte: Agência Brasil

Celina Leão fala em ajustes técnicos para destravar empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov Uma nova audiência de conciliação sobre o...

Farmácia Popular pode oferecer exames e testes rápidos

Por Kleber Karpov Uma nova regulamentação do Programa Farmácia Popular,...

Governadora do DF fala sobre programa para atender pessoas em situação de rua

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

DF disponibiliza banco de perucas para pessoas em tratamento contra o câncer

Por Kleber Karpov Mulheres em tratamento de saúde que resulta...

Saúde inicia migração de dados do SUS para nuvem nacional

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou nesta semana,...

Destaques

Celina Leão fala em ajustes técnicos para destravar empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov Uma nova audiência de conciliação sobre o...

Piso salarial dos Médicos avança no Senado e Jorge Vianna indica descaso com a Enfermagem

Por A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado...

Farmácia Popular pode oferecer exames e testes rápidos

Por Kleber Karpov Uma nova regulamentação do Programa Farmácia Popular,...

Ação de acolhimento à população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta quinta e sexta-feira

Por Kleber Karpov Nesta quinta (13) e sexta-feira (14), servidores...

Governadora do DF fala sobre programa para atender pessoas em situação de rua

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...