Por Kleber Karpov
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (14) o agendamento do julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete investigados por envolvimento em uma trama golpista. O pedido foi formalmente encaminhado ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, colegiado que analisará o caso, e movimenta o processo para sua fase final após o término do prazo para as defesas apresentarem suas alegações finais, na última quarta-feira (13).
A expectativa nos corredores do STF é que o julgamento ocorra na segunda quinzena de setembro, colocando um ponto final em um dos processos de maior repercussão da história recente do país. A Primeira Turma, além de Moraes, relator do caso, e Zanin, é composta pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Penas superiores a 30 anos
Os réus do chamado “Núcleo 1” da investigação respondem por uma série de crimes graves que, somados, podem resultar em penas superiores a 30 anos de prisão. As acusações incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Os oito réus
A ação penal envolve figuras centrais do governo anterior, que supostamente atuaram em diferentes frentes para minar o processo democrático. Compõem o grupo que será julgado:
- Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
- Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
- Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
- Paulo Sérgio Nogueira – general e ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto – ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022;
- Mauro Cid – tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










