Por Kleber Karpov
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (26/Ago) a polícia penal do Distrito Federal a realizar vigilância integral na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão, que ocorre às vésperas do julgamento do ex-presidente, previsto para começar no dia 2 de setembro , foi tomada após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Apesar de não citar risco de fuga, a procuradoria disse ser “de bom alvitre que se recomende” o aumento do policiamento preventivo. O pedido inicial de monitoramento foi do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. Segundo o parlamentar, o aumento da vigilância é necessária para garantir a “aplicação da lei penal”.
Decisão de Moraes
De acordo com a decisão, o monitoramento do ex-presidente deverá ser feito por equipes da Polícia Penal “sem exposição indevida”. Moraes citou o documento de pedido de asilo político à Argentina encontrado no celular de Bolsonaro, salvo no aparelho desde 2024.
O ministro disse que o monitoramento é necessário para garantir o cumprimento de medidas cautelares, como a proibição de se aproximar de embaixadas, onde poderia solicitar asilo político. “O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança”, decidiu Moraes.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










