Por Kleber Karpov
O programa Agora Tem Especialistas iniciou sua terceira rodada de deslocamento, com unidades móveis de saúde que devem chegar a 15 novos municípios a partir desta sexta-feira (12/Dez). A iniciativa do governo federal visa levar atendimento especializado até onde a população está, principalmente em áreas com pouca estrutura de saúde e grande demanda reprimida. Com a adição de quatro novas carretas, o programa passa a dispor de 39 unidades de saúde da mulher, de exames de imagem e oftalmológicas, distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal.
O Ministro da Saúde Alexandre Padilha afirmou que o programa deve seguir avançando para ampliar o acesso ao atendimento especializado para a população brasileira. O ministro disse: “Já estamos em 24 estados e no DF e vamos crescer ainda mais no país inteiro, atendendo as necessidades apontadas pelos municípios e levando a carreta para onde ela é mais necessária”.
Demanda reprimida
Todas as unidades móveis são estruturadas com insumos, equipamentos e equipes multiprofissionais, e atuam para desafogar a demanda reprimida por serviços especializados. O objetivo é zerar a fila de espera por consultas, cirurgias e exames.
Seis municípios já zeraram a fila para diagnóstico de câncer de mama e exames ginecológicos: Ceilândia (DF), Patos (PB), Garanhuns (PE), Arapongas (PR), Japeri (RJ) e Humaitá (AM). Em Ribeirão Preto (SP), 720 pessoas voltaram a enxergar após realizar cirurgia de catarata.
Cidades atendidas
Nesta nova rodada, as carretas devem receber as seguintes cidades, nesta sexta-feira (12/Dez) e na próxima semana: Brasiléia (AC), Porto Grande (AP), São Caetano do Sul (SP), Mauriti (CE), Tauá (CE), Santa Cruz (RJ), Santa Izabel (PA), Bayeux (PB), Ji-Paraná (RO), Firminópolis (GO), Princesa Isabel (PB), Parnamirim (RN), Canoinhas (SC), Cariacica (ES) e Ariquemes (RO). O agendamento e encaminhamento dos pacientes são feitos pelas secretarias municipais ou estaduais de saúde, seguindo os critérios das centrais de regulação.
Assistência oferecida
Atualmente, o programa opera com 31 carretas de saúde da mulher. Estas unidades oferecem consultas especializadas, ultrassonografias pélvicas e transvaginal, mamografias e biópsias. O objetivo é o diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero. Os cinco procedimentos mais frequentes representam 67,61% de todo o atendimento, o que reforça a importância da oferta para a saúde da mulher.
Cinco outras carretas são especializadas em exames de imagem, como ultrassonografia mamária bilateral e tomografias. Punção de mama por agulha grossa, exame anatomopatológico de mama e biópsia/exérese de nódulo de mama são exames que também são oferecidos e são fundamentais para o diagnóstico precoce. Além disso, três carretas oftalmológicas oferecem vários procedimentos, incluindo cirurgias de catarata, ultrassom ocular e mapeamento de retina.
O Agora Tem Especialistas é uma iniciativa do governo federal. O programa, que visa aumentar a oferta de atendimento do SUS e reduzir o tempo de espera, deve oferecer mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas, atendimento aos pacientes da rede pública em hospitais privados e provimento de mais médicos especialistas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










