19.5 C
Brasília
19 ago 2026 03:15

Acolhimento: pacientes da UBS do Guará elogiam atendimento e cuidado contínuo

Só neste ano, mais de 6 mil moradores já foram atendidos na Unidade Básica de Saúde da região administrativa

Por Larissa Lustoza

São mais de 20 anos que dona Albina Juvenal Ferreira, 55, é atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará. Atualmente realizando as atividades de fisioterapia na unidade, a moradora da Região Administrativa (RA) destaca o acolhimento que sempre recebeu por quase metade da vida: “Eu sou muito bem atendida. Tudo que eu que quis, consegui aqui. Não tenho o que reclamar, só agradecer”, afirma.

A história de Albina representa milhares de usuários que buscam nas UBSs o cuidado contínuo e de qualidade. Só neste ano, mais de 6 mil atendimentos foram realizados na unidade do Guará. Os dados demonstram que o grupo mais atendido são os idosos. Pessoas com mais de 80 anos somam 1,3 mil atendimentos, seguidos pela faixa etária entre 50 a 54 anos, com mais de 1,2 mil registros.

Maria José dos Santos Silva, 70, frequenta a UBS há mais de 10 anos e realiza a atividade de fisioterapia há três anos. “Eu amo essa unidade de saúde. É excelente. Eu e meu marido somos atendidos aqui”, declarou.

Acolhimento

Grande parte do atendimento acolhedor é devido aos profissionais, segundo Zezito Batista do Santos, 72. Paciente da unidade, ele não poupa elogios. “Gosto muito deles, venho duas vezes por semana. São ótimos profissionais, muito bons. Sou bem atendido”, afirma.

Apesar de grande parte dos atendimentos serem idosos, as UBSs no Distrito Federal também possuem papel primordial no cuidado pré-natal e no acompanhamento das crianças, jovens e adolescentes, desde as consultas até a vacinação. É o caso de Juliane de Souza, 33, que nunca esquece de levar as filhas para se vacinar. “Estou sendo atendida aqui há mais ou menos quatro anos. Toda vez que eu venho eu sou consultada de forma rápida e também consigo consultar minhas filhas”, relatou.

Juliane de Sousa, 33, nunca esquece de levar as filhas para se vacinar: “Toda vez que eu venho eu sou consultada rápida e também consigo consultar minhas filhas”. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Enquanto Juliane já leva as filhas para vacinar, Iara Bruna Barbosa da Silva, 29, não vê a hora de segurar a própria bebê nos braços. Com 27 semanas de gestação, a moradora do Guará espera uma menina e realiza pré-natal na unidade. “Sempre fui muito bem atendida. Venho uma vez por mês desde o início da gravidez, e sou atendida com um médico ou com enfermeiro. Acho muito bom”, declarou.

Iara Bruna Barbosa da Silva, 29, realiza pré-natal na unidade desde o início: “Venho uma vez por mês desde o início da gravidez”. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Atendimentos

A UBS 2 do Guará é uma entre mais de 180 unidades distribuídas por todo o DF. Nelas, a população pode encontrar os serviços de atenção primária – como consultas, vacinação, dispensa de medicamentos, troca de curativos, entre outros.

Pessoas com mais de 80 anos somam 1,3 mil atendimentos, seguidos pela faixa etária entre 50 a 54 anos, com mais de 1,2 mil registros. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

As UBSs são a porta de entrada para os principais problemas de saúde da população. Cada cidadão possui uma UBS de referência para atendimento e acompanhamento em saúde a partir do seu endereço residencial. Confira qual é a sua UBS por meio deste link.

Deputado Gilvan da Federal vira réu no STF por injúria contra Lula

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Dino e Moraes defendem rediscutir dispensa de diploma para jornalista

Por Kleber Karpov Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Celina Leão detalha investimentos no metrô e estratégias de segurança para o DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à CNN Brasil, a governadora...

Celina Leão lidera corrida ao Palácio do Buriti e Michelle Bolsonaro desponta ao Senado no DF

Por Kleber Karpov Levantamento divulgado pelo Instituto Gazeta de Pesquisas...

Eleições 2026: TSE registra mais de 20 mil candidaturas em todo país

Por Kleber Karpov As eleições gerais de 2026 contam com...

Destaques

Deputado Gilvan da Federal vira réu no STF por injúria contra Lula

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Dino e Moraes defendem rediscutir dispensa de diploma para jornalista

Por Kleber Karpov Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Celina Leão detalha investimentos no metrô e estratégias de segurança para o DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à CNN Brasil, a governadora...

Em entrevista à CNN, Celina Leão comenta crise do BRB e critica demora da União em aval para empréstimo ao GDF

Por Kleber Karpov Em entrevista à CNN Brasil, nesta terça-feira...

Celina Leão detalha ações na Saúde do DF e defende modelo de gestão do IGESDF, em entrevista à CNN Brasil

Por Kleber Karpov Em resposta a questionamentos, durante entrevista à...