DF institui a Campanha Maio Vermelho para reforçar prevenção ao Acidente Vascular Cerebral

Iniciativa promove ações de conscientização sobre sintomas, prevenção e atendimento qualificado na rede pública de saúde

O Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu a Campanha Maio Vermelho, voltada à conscientização da população sobre o acidente vascular cerebral (AVC). A publicação da norma está disponível no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (11).

Durante o mês, entidades e profissionais de saúde devem promover ações informativas sobre fatores de risco, prevenção, identificação precoce dos sintomas e divulgação de estabelecimentos capacitados a atender pacientes com AVC. Entre as atividades previstas estão palestras, treinamentos, eventos, inserções publicitárias e conteúdo midiático.

Risco nacional

No Brasil, o AVC é uma das principais causas de mortes, com uma vítima a cada 7 minutos, chegando a 120 mil por ano, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Cerca de 70% dos sobreviventes ficam com algum grau de incapacidade e 50% se tornam dependentes para a realização de atividades cotidianas.

Em 2023, o DF registrou mais de R$ 7,4 milhões em custos com internações por derrame, com uma média de R$ 2,9 mil por hospitalização. “Diante desse cenário, o conhecimento amplo sobre sinais e sintomas do AVC torna-se imperativo. A partir da informação, a população pode buscar assistência de forma rápida. O diagnóstico precoce é favorável a uma intervenção médica ágil, que melhora o desfecho clínico e diminui as complicações e mortalidade”, explica a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Edna Maria Marques de Oliveira.

AVC no Quadrado

Com o objetivo de expandir o cuidado para tratar casos de derrame, a Secretaria de Saúde (SES-DF) desenvolveu o projeto “AVC no Quadrado”. A iniciativa amplia a realização da trombólise endovenosa aos hospitais regionais do Gama (HRG) e de Sobradinho (HRS). A terapia estabelecida para tratamento agudo já é realizada no Hospital de Base (HBDF).

A técnica consiste na administração de medicamentos para dissolver o coágulo sanguíneo que bloqueia a artéria afetada, restaurando a normalidade da circulação no cérebro. A cada cem pacientes que passam pelo procedimento, 32 apresentam melhoras clínicas e 13 ficam sem sequelas.

O projeto ainda conta com o uso do “Telestroke”, uma ferramenta de telemedicina que conecta, 24 horas por dia, o HBDF, HRG e HRS a neurologistas especializados. A tecnologia permite diagnóstico e orientação terapêutica em tempo real, especialmente em regiões com escassez de profissionais qualificados no assunto.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...