CLDF: Conscientização sobre esquizofrenia e lúpus é tema de Audiência desta segunda-feira (22)

Rogério Negreiros é autor da Lei 6.797/2021, que oficializou o Dia de Combate ao Lúpus no DF, e do projeto de Lei 643/2019, que institui a Semana da Conscientização sobre a Esquizofrenia no DF

Por Joás Benjamim

Audiência pública, no plenário da CLDF, vai debater conscientização sobre a esquizofrenia e o lúpus nesta segunda-feira (22), a partir das 19h. O deputado Robério Negreiros (PSD) é o incentivador do evento, e justifica a realização devido as 2 campanhas de conscientização da área da saúde, que trata do Lúpus no dia 10 de maio, e da Esquizofrenia, no dia 24 de maio. 

“Mesmo se tratando de doenças diferentes não poderíamos deixar de alertar a população sobre os sintomas e tratamentos”, afirma Robério.

A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações. O transtorno afeta 1% da população mundial e ainda não se consegue fechar um diagnóstico imediato, e nem uma causa comprovada para surgimento da doença.

“Inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 14 aos 44 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola. Suas reações ficam estranhas e desajustadas – ele não esboça os sentimentos esperados diante de fatos tristes ou felizes. Com o diagnóstico, medicações podem ajudar além de terapia que auxilia na proteção de gatilhos desencadeadores da crise.”, explica o deputado.

O lúpus faz parte de um conjunto de doenças reumáticas, e é autoimune, ou seja, os anticorpos do paciente atacam as próprias células, em uma reação exagerada de proteção, e ainda sem cura. No Brasil, estima-se que cerca de 65 mil pessoas têm a doença, sendo a maioria mulheres, ou seja, uma a cada 1,7 mil brasileiras.

“Conhecer mais sobre a doença é fundamental para ajudar no diagnóstico precoce e também para apoiar os pacientes que convivem com ela. Afinal, a pessoa pode até parecer bem por fora, mas por dentro está lutando contra a fadiga, a dor e as consequências emocionais de uma doença que não tem cura.”, conclui o parlamentar.

Informação

Rogério Negreiros é autor da Lei 6.797/2021, que oficializou o Dia de Combate ao Lúpus no DF. A norma tem a finalidade de chamar a atenção da população e do Estado sobre essa doença autoimune que afeta entre 1 mil a 2 mil pessoas na capital do país, aproximadamente.

Também é de autoria do distrital o Projeto de Lei 643/2019, que institui a Semana da Conscientização sobre a Esquizofrenia no DF. Além de trazer mais esclarecimentos, a proposta visa promover ações voltadas à temática deste transtorno, que afeta mais de 1,5 milhão de brasileiros.

Foram convidados para a audiência a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio; o secretário-executivo representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Jean Rates; o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur; o defensor público Celestino Chupel; o presidente da Sociedade de Reumatologia de Brasília, Luciano Junqueira Guimarães; o representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do DF, Dr. Eduardo Kouzak; a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Djane Bento; a presidente do Instituto Mãos Amigas, Rosália Alves; entre outros.

A audiência será transmitida pelo YouTube, TV Distrital (canal 9.3) e pela plataforma e-democracia.

FonteCLDF

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Destaques

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...

Escolas públicas do DF inicia renovação de matrículas e inscrições para 2027 nesta terça (3)

Por Kleber Karpov A rede pública de ensino do Distrito...

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...