18.5 C
Brasília
04 fev 2026 07:57

260 terroristas bolsonaristas são detidas após de atos antidemocráticos em Brasília

Presos por participação de invasão as instituições dos três poderes da República, terroristas podem pegar até 12 anos de cadeia. Se houver agravantes, como agressões físicas ou dano ao patrimônio público, pena pode chegar a 20 anos

Por Kleber Karpov

Um balanço parcial da Polícia Civil do Distrito Federal (PDCF) aponta a detenção, desde o início da tarde deste domingo (8/Jan), de 260 pessoas por práticas de atos antidemocráticos, nas instituições dos poderes da República, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Presas em flagrante delito, o ministro da Justiça, Flávio Dino fala que golpistas podem pegar até 12 anos.

Segundo a PCDF, equipes de agentes “papiloscopistas, peritos criminais e médicos legistas estão em prontidão para atender a situações de flagrante decorrentes da detenção dos suspeitos de cometer atos criminosos na Esplanada dos Ministérios.”.

Prisão em flagrante

Vale observar que a PCDF segue diretriz, conforme orientação do ministro da Justiça, Flávio Dino, que as prisões ocorram em flagrante, no caso dos extremistas nas ruas, independentemente da proximidade dos participantes em relação aos quartéis.

“Faço questão de reiterar que as pessoas que participaram desses eventos, que neste momento ainda estão em flagrante, estejam onde estiverem serão presas. Se estarão na frente do quartel, perto do quartel, ao lado do quartel, pouco importa porque elas estão tecnicamente em flagrante”, afirmou.

12 anos de cadeia

Dino ressaltou ainda que tais vândalos cometeram crimes graves, e podem pegar pena de até 12 anos, no caso de golpe de Estado.  Ainda segundo o ministro da Justiça, se houver agravantes, a exemplo de dano ao Patrimônio histórico e agressões físicas, os terroristas podem ficar presos por até 20 anos. “Se nós colocarmos os crimes de dano, inclusive ao patrimônio histórico, e de agressões físicas, falamos de penas que com certeza podem ultrapassar até 20 anos”, lembrou.

Atualização de número de presos: 09/01/2022 às 23h12



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...