25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:35

Jorge Vianna e Sindate mobilizam congressistas para agilizar apreciação de PL do piso salarial da Enfermagem

Por Kleber Karpov

Nesta quinta-feira (17/Mar), o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), juntamente com a direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF) mobilizaram deputados federais, para tentar garantir a agilidade à votação do Projeto de Lei (PL) 2.564/2020, que trata do piso salarial dos profissionais de enfermagem.

Segundo Vianna, que realizou uma transmissão em vídeo na rede social Instagram, a mobilização focou a articulação com deputados, favoráveis ao PL 2.564/2020, membros do colégio de líderes da Câmara dos Deputados.

Na articulação, segundo Vianna, alguns deputados se comprometeram em apresentar um requerimento de Urgência, para tentar garantir que o PL 2.564/2020 seja enviado diretamente para apreciação do plenário da Câmara dos Deputados, sem passar pelas comissões.

“Se a maioria desses deputados votarem a favor desse requerimento de urgência, esse projeto não passa pelas comissões e vai direto para o plenário, assim como eu falei”, disse Vianna ao lembrar outra transmissão em que apontou tal possibilidade.

Fonte de Recursos

Ainda segundo de distrital, caso haja aprovação do requerimento de urgência, a categoria da enfermagem ainda terá alguns desafios para tentar garantir a aprovação do piso salarial da Enfermagem. Um desses, a indicação da fonte de recursos, para compor a dotação orçamentária para custeio e manutenção de tal benefício à categoria.

Relatório do deputado federal, Alexandre Padilha (PT-SP), apresentado em 22 de fevereiro, após analise de impacto financeiro realizado por grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, prevê um aumento total de despesas com folha de pagamento da ordem de R$ 16,31 bilhões. O montante leva em consideração gastos com pessoal de instituições de saúde públicas, privadas e filantrópicas.

Vianna observou que deputados cogitam para isso, dentre outras possibilidades, o aumento da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), ou ainda a retirada de recursos de fundos destinados e não utilizados por ministérios.

Confira o vídeo na íntegra:

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...