25.5 C
Brasília
28 abr 2024 22:47


Farmácias de Alto Custo estendem horário e flexibilizam processo de atendimento no DF

A fim de evitar aglomerações, estão sendo entregues senhas para os períodos da manhã e tarde

As três unidades das Farmácias do Componente Especializado (Farmácias de Alto Custo) estão com atendimento ampliado desde o início da pandemia. São seguidos todos os protocolos de segurança para atendimento aos cidadãos, como limpeza do ambiente e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, de forma ininterrupta e, aos sábados, das 7h às 12h.

Para evitar aglomerações, os Núcleos de Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do DF disponibilizam senhas com estimativa do horário de atendimento, de forma que o paciente possa retirar a senha e retornar somente no horário programado. As senhas são limitadas a fim de evitar aglomeração nas unidades de farmácia e são distribuídas em dois turnos: período matutino, a partir das 7h, e para o período vespertino, a partir das 12h.

Além disso, houve flexibilização do processo. Os documentos de solicitação de primeira vez podem ser enviados via e-mail, e as renovações habituais podem ser executadas de forma automática, sem necessidade de apresentação de receita e do Laudo de Medicamento Especializado (LME), com exceção dos medicamentos sujeitos a controle especial, bem como alterações no tratamento – inclusão de medicação, aumento de dosagem –, sempre que o paciente solicitar.

“Para evitar a exposição dos pacientes, algumas medidas de flexibilização foram adotadas como a entrega de alguns medicamentos suficiente para dois ou três meses, sempre que houver disponibilidade em estoque, além de poder cadastrar cinco pessoas do grupo familiar para a retirada dos remédios nas unidades”, informa a diretora de Assistência Farmacêutica, Dayane Serpa.

Há também limitação do quantitativo de pacientes dentro das farmácias, de forma a respeitar o distanciamento entre os pacientes; limpeza frequente de todos os ambientes, em especial aqueles que sejam utilizados para atendimento ao público e; disponibilização de álcool em gel tanto aos servidores quanto aos usuários dos serviços.

Estratégia

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu principal objetivo é a busca do tratamento medicamentoso integral, em nível ambulatorial.

Os critérios estão definidos em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicados pelo Ministério da Saúde, de abrangência nacional e protocolos distritais que definem diretrizes locais para determinadas patologias.

“As doenças contempladas nestas linhas de tratamento são de relevância envolvendo algumas doenças raras, de baixa prevalência ou de uso prolongado com alto custo unitário, como esclerose múltipla, transplantes, esquizofrenia, asma, artrites, dentre outras”, explica Dayane Serpa.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever