Supremo anula sentença de Moro no caso Banestado

Segunda Turma entendeu ter havido quebra de imparcialidade

Por André Richter

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (25) anular uma sentença proferida pelo ex-juiz Sergio Moro no caso Banestado, esquema de corrupção ocorrido no Banco do Estado do Paraná, na década de 1990. Na decisão, o colegiado entendeu que houve quebra de imparcialidade na sentença.

A decisão anulou a condenação do doleiro Paulo Roberto Krug pelo fato de o ex-juiz ter tomado, na fase de assinatura do acordo de colaboração premiada, depoimentos de delatores, participando da produção de provas durante a fase de investigação.

A anulação foi decidida com base no regimento interno da Corte porque a votação terminou em empate. Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela anulação da condenação. Edson Fachin e Cármen Lúcia manifestaram-se pela manutenção da sentença e pelo reconhecimento da regularidade da conduta de Moro.

Diante da ausência de Celso de Mello, em licença médica, prevaleceu o resultado mais favorável ao condenado, conforme determina o regimento do STF.

Em nota, Sergio Moro disse que a regularidade de sua atuação foi confirmada por outros tribunais superiores antes da decisão do Supremo.

“Em toda minha trajetória como juiz federal, sempre agi com imparcialidade, equilíbrio, discrição e ética, como pressupõe a atuação de qualquer magistrado. No caso específico, apenas utilizei o poder de instrução probatória complementar previsto no Código de Processo Penal, mandando juntar aos autos documentos necessários ao julgamento da causa”, comentou.

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Cardiologista Vanessa Campos assume comando da FEPECS

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas). nomeou...

Doar sangue salva vidas: STF adere à campanha Junho Vermelho

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminou seu...

Líderes comunitários recebem homenagem do GDF na Câmara Legislativa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Você é pré-candidato? Agência lança plataforma com uso de IA para gestão de campanhas eleitorais. Com promoção de adesão

PUBLIEDITORIAL A Agência VW acaba de lançar a plataforma Comitê...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão encaminha à Câmara Legislativa, projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...