25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:35

Covid-19: Força-tarefa analisa recentes ações de enfrentamento à pandemia

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, o DF superou os 100 mil casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, das quais 86.791 estão recuperadas. Há 1.444 mortes registradas, o que representa 1,4%

A força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) esteve reunida na tarde desta quinta-feira, 30 de julho, para o monitoramento das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 na capital federal. Promotores e procuradores de Justiça reportaram as iniciativas mais recentes, entre elas vistorias realizadas em hospitais e unidades de pronto atendimento para verificar o atendimento à população e também as condições de trabalho dos profissionais da Saúde.

Representantes do Ministério Público estiveram nos últimos dias nos Hospitais Regionais de Taguatinga e Samambaia, além de nas Upas do Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante. Após as visitas, são elaborados relatórios sobre a estrutura das unidades de saúde, fluxo de atendimento, disponibilidade de leitos e equipamentos, estoque de fármacos entre outras observações. A partir das informações consolidadas, estão sendo requisitados esclarecimentos aos gestores da Secretaria de Saúde e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, falou sobre o esforço do MPDFT para impedir a aglomeração que foi formada na realização de um show de música sertaneja em um hotel na orla do Lago Paranoá. “Apesar de uma ação judicial e uma recomendação do Ministério Público, o evento acabou ocorrendo e provocou grave violação das medidas de distanciamento social. Seguimos apurando as irregularidades de ordem urbanística, como a falta de licença para o evento. Além dos aspectos legais, é fundamental a consciência social. Estamos em um momento que o número de casos sobe na média de dois mil por dia”.

A população mais vulnerável recebe atenção especial com acompanhamento permanente da situação nas instituições de longa permanecia para idosos, do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes e do abrigo para pessoas em situação de rua alocadas no Autódromo de Brasília. Esse último é motivo de preocupação, pois foi anunciado provável encerramento de contrato para o seu funcionamento.

Os promotores de Justiça que atuam na linha de frente no combate à Covid -19 também relataram o acompanhamento dos gastos públicos e dos recursos recebidos do governo federal, para que sejam utilizados em compras e serviços prioritários. Também foi falado da atual dificuldade para a realização de testes de detecção do vírus na rede pública e que foram solicitados esclarecimentos para a Secretaria de Saúde e para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) sobre a disponibilidade de materiais para a realização e processamento das análises. Segundo informações recebidas pela força-tarefa,  uma nova compra de 100 mil testes rápidos está em curso e a testagem na modalidade drive-thru deve voltar a ser ofertada para a população.

Ao final, o grupo analisou os dados epidemiológicos. Na quinta-feira, o Distrito Federal contabilizava 104.446 pessoas contaminadas pela Covid-19, sendo que 86.791 (83,1%) encontram-se recuperadas da doença. Nas 24 horas anteriores, surgiram 2.087 novos casos. As vítimas fatais eram 1.444. Ceilândia continua como a cidade que apresenta o maior número de casos: 12.410, seguida pelo Plano Piloto, com 8.249 moradores infectados.

Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da força-tarefa do MPDFT. Coordenada pelo procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, o grupo é integrado pelas promotorias de Justiça que atuam nas áreas de saúde, educação, patrimônio público, idoso, meio ambiente, infância e juventude, consumidor, direitos humanos e sistema prisional.

Fonte: MPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...