Sindate obtém na Justiça direito a teste quinzenal de Covid-19 aos servidores da Saúde

Deputado comemorou decisão e observou que testagem, quinzenal, mesmo em trabalhadores sem sintomas de estarem infectados, impede disseminação do coronavírus aos colegas, familiares e à população

Por Kleber Karpov

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), expediu nesta quarta-feira (24/jun), uma liminar favorável a ação ajuizada pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), que garante a testagem quinzenal, aos profissionais de saúde, das redes pública e privada, para detecção de contaminação pelo coronavírus (Covid-19), conforme prevê a Lei nº 6.554/20 , sancionada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), proveniente de projeto de lei do deputado distrital Fernando Fernandes.

De acordo com o Sindate-DF, a lei não estabelece as circunstâncias da realização dos testes para detecção de infecção por coronavírus. A legislação atual define apenas que os servidores devem passar por exames quinzenais para identificar a existência de infecção e conclui, nestes termos, que a testagem somente para aqueles que apresentassem os sintomas, mas sem especificações de realização de testes em colaboradores assintomáticos.

Isso porque a Lei nº 6.554/2020, incluiu dispositivo na Lei nº 5.321, de 6 de março de 2014, e passou a estabelecer, com a inclusão do parágrafo segundo que, “Em situação de isolamento social, quarentena, situação de emergência e estado de calamidade pública, todos os servidores públicos, policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e agentes de fiscalização que estejam em atividade e contato com possíveis portadores do agente infeccioso devem passar por testes diagnósticos que indiquem se eles estão infectados, a cada 15 dias ou com a frequência que melhor atenda aos melhores critérios e padrões de biossegurança.”.

Com a decisão do TJDFT, que deve ser cumprida, no prazo máximo de 10 dias, após a notificação do GDF, os profissionais de saúde tiveram garantidos a realização dos testes quinzenais, aos profissionais de saúde, sejam esses sintomáticos ou assintomáticos.

Decisão do TJDFT

Elogio

Na Câmara Legislativa do DF (CLDF), a decisão, por parte da juíza, Mara Zilda Nunes de Almeida, da 8° Vara de Fazenda Pública do DF, do TJDFT, foi elogiada pelo deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos). “O GDF, a Secretaria de Saúde tem que testar os trabalhadores, a cada quinze dias, mesmo aqueles que não estão com sinal de Covid. Afinal de contas, esses trabalhadores mesmo não tendo os sinais de sintoma, podem estar com o vírus e contaminando não só os parentes, mas também a população em geral.”, disse Vianna.

Confira a vídeo

 

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...