19.5 C
Brasília
05 dez 2025 20:54

Jorge Vianna agradece governador por nomeações de 151 servidores na saúde

Mas Deputado pediu, também, mais nomeações de enfermeiros e fonoaudiólogos

Por Kleber Karpov

Nesta quarta-feira (29/Abr), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), parabenizou o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), por nomear 151 novos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Durante a sessão da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Vianna pediu ainda, a nomeação de fonoaudiólogos, sobretudo dado o momento que o DF convive com a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Vianna observou que Ibaneis nomeou oito anestesistas, 57 médicos de emergência, 36 médicos de família, 24 cardiologistas, 20 ginecologistas e seis enfermeiros de família. O deputado, ao se referir a projeto votado pela CLDF, que destina R$ 57 milhões à Saúde. O parlamentar lembrou ainda a necessidade de nomeações de profissionais de outras categorias, a exemplo de enfermeiros e fonoaudiólogos.

“Além dos enfermeiros obstetras e de família, e não estou legislando em causa própria, é porque sabemos que o déficit desses servidores é muito grande. Então chamo atenção aos fonoaudiólogos, para quem não sabe eles têm um papel mais fundamental que apenas a reabilitação de voz e de fala. Sobretudo com a Covid, nós temos uma força subaproveitada. Pacientes que estão entubados, nas UTIs, que futuramente precisem fazer uma reabilitação seja fazer uma deglutição, ou para oratória, é preciso um profissional para ajuda-lo”, explicou Vianna.

Fonte: Jorge Vianna

Destaques

ESP-DF abre vagas remanescentes de doutorado profissional para enfermeiros

Por Kleber Karpov A Escola de Saúde Pública do Distrito...

Ibaneis e Mayara recepcionam grupo final de estudantes do programa Pontes para o Mundo

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama...

Saúde do DF disponibiliza vacina contra VSR para gestantes neste sábado (6)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo do DF define regras para Fundo de Conservação do Cerrado

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria...