27.5 C
Brasília
28 abr 2024 16:28


Servidores da Saúde cobram Horas-Extras atrasadas

Médicos estão orientados a não fazerem horas-extras e Auxiliares e Técnicos em Enfermagem seguem mesmo caminho, caso não recebam até sexta-feira (21).

Os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) cobram o pagamento das Horas-Extras em atraso desde maio e podem reduzir a capacidade de atendimento das unidades de Saúde caso o pagamento não seja efetuado até a próxima sexta-feira (21/Ago).

O pagamento das horas-extras são efetuados a cada dois meses. Com isso os valores devidos, relativos ao mês de Maio, não foram efetuados pela SES-DF no dia 15 de julho. Esse atraso compromete a programação financeira dos servidores que tentam aumentar a receita e tenta garantir o atendimento da demanda da SES-DF, devido a falta de servidores.

Um dos servidores que procuraram o blog Política Distrital e, prefere não ser identificado, questiona: “Estou de férias e devo viajar nos próximos dias e estou contando com o meu dinheiro. O pagamento deveria ter sido feito no dia 15 mas, até agora, nada. Será que sai ainda esse mês¿”, pergunta.

Por meio de nota da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da SES-DF esclarece que: “Está trabalhando para efetuar os pagamentos das horas extras de seus servidores o mais rápido possível.”. Ainda segundo a SES-DF, o processo está em andamento, mas não informaram a data em que o pagamento será realizado.

Redução no atendimento

Com o atraso dos pagamentos a SES-DF pode ter reduzido a capacidade de atendimento à população. Isso porque as entidades sindicais acionaram os servidores e fizeram recomendações para que não se façam mais as Horas-Extras.

O presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), doutor Guttemberg Fialho, explica que em assembleia realizada em maio, os servidores deliberaram sobre o assunto: Segundo Fialho: “Uma das propostas do governo era fazer os pagamentos em dia, mas ele (GDF) não está cumprindo com a palavra. Portanto, a nossa orientação definida na assembleia que realizamos em maio e que a partir de julho, caso os pagamentos não fossem realizados, que os médicos não fizessem horas-extras. Alguns ainda estão fazendo, mas com o atraso, podem parar de fazer.”, afirmou Fialho.

heO Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), por sua vez, sugeriu que os técnicos em enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Prontos-socorros (PSs), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Unidades de Pronta Atendimento (UPAs) e das demais unidades de saúde ‘entregassem’ [ao banco de horas] as horas-extras, caso o GDF não efetue o pagamento dos valores devidos, até a próxima sexta-feira (21/Ago).

Segundo o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna: “Os trabalhadores já não aguentam mais as justificativas de não ter dinheiro. Se propuseram a trabalhar ajudando o Estado, e que este autoriza todo mês as horas-extras, no entanto, na hora de pagar se justifica de todo jeito. Então porque eles mesmos não se programam para pagar?”, questiona Vianna.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever