20.8 C
Brasília
22 abr 2026 20:47

Saúde lança capacitação online para qualificar atendimento a vítimas de violência

Curso gratuito foca em protocolos de acolhimento para casos de abuso sexual e doméstico

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, nesta terça-feira (02/Dez), um curso online voltado à qualificação de profissionais na Linha de Cuidado para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Doméstica e Familiar. O anúncio ocorreu durante um evento de boas práticas na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A iniciativa visa padronizar o acolhimento e o tratamento de sobreviventes na rede pública.

Abrangência

Desenvolvida em parceria com a Escola de Saúde Pública do DF (ESP-DF), a capacitação abrange desde a promoção da saúde e prevenção de agravos até a assistência e reabilitação. O programa busca sensibilizar os servidores sobre a complexidade do tema, instrumentalizando-os tecnicamente para oferecer um suporte adequado.

A subsecretária de Saúde Mental, Fernanda Falcomer, ressaltou a relevância da educação permanente para a melhoria do serviço. O foco principal recai sobre a necessidade de preparar as equipes para lidar com situações sensíveis que exigem resposta rápida e técnica.

Organização da rede

O conteúdo programático define o itinerário terapêutico e mapeia os pontos de atenção dentro do sistema de saúde. A proposta organiza competências e responsabilidades em cada nível da rede, oferecendo estratégias para gestores e técnicos.

O objetivo é garantir que o fluxo de atendimento funcione de maneira integrada, evitando a revitimização dos pacientes que buscam socorro nas unidades do DF.  “A capacitação destaca o acolhimento humanizado e ético, com vistas à integralidade do atendimento com uma abordagem biopsicossocial. Isso inclui terapias, medicamentos, atendimentos e redução de danos e agravos em saúde”, explicou Elizabeth Maulaz, coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência (RAV).

Inscrições e metodologia

A formação discute o planejamento específico para cada Região de Saúde, respeitando princípios como equidade e regionalização. O curso aborda ainda a utilização de sistemas de informação para monitoramento de casos e regulação do acesso a serviços especializados.

As inscrições estão abertas a todos os servidores da pasta e integrantes da rede intersetorial que atuam no enfrentamento à violência. O material serve como subsídio para o monitoramento e a avaliação contínua dos serviços prestados à população.

Clique aqui e faça sua inscrição.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Governo federal intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22/Abr),...

Mais de 4 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano no DF este ano

Por Kleber Karpov Um total de 4.089 recém-nascidos foram beneficiados...

Policial militar agride homem com tapa durante abordagem em Natal

Por Kleber Karpov Um policial militar foi filmado agredindo um...

Prefeitura de Faina (GO) retoma concurso público com salários de até R$ 13,5 mil

Por Kleber Karpov A Prefeitura Municipal de Faina definiu um...

PDT aciona STF para anular eleição de Douglas Ruas na Alerj

Por Kleber Karpov O Partido Democrático Trabalhista (PDT) protocolou, nesta...

Destaques

Governo federal intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22/Abr),...

Vacina na gestação fortalece a saúde materna e protege o bebê desde os primeiros meses de vida

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Mais de 4 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano no DF este ano

Por Kleber Karpov Um total de 4.089 recém-nascidos foram beneficiados...

Policial militar agride homem com tapa durante abordagem em Natal

Por Kleber Karpov Um policial militar foi filmado agredindo um...