Urna eletrônica dará mais segurança e lisura a processo de escolha de conselheiros tutelares

O Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Distrito Federal terá seu ponto alto no próximo domingo, 6 de outubro, com a realização da eleição em todas as regiões administrativas do DF, das 9h às 17h. Esta é a primeira escolha dos representantes dos conselhos tutelares com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e com o uso das urnas eletrônicas que garantirá a segurança e lisura do processo. Os conselhos são vinculados administrativamente à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

Esta segurança será reforçada e garantida pelo transporte das urnas que se dará por empresa referência no país. Também já está articulado um policiamento ostensivo nos locais de votação e de totalização dos votos que será feito pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A fiscalização ficará a cargo do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Sejus, por meio da Subsecretaria de Segurança Institucional.

Para o Secretário da Sejus, Gustavo Rocha, o uso de urna eletrônica dará mais transparência às eleições. “Certamente isso dará uma credibilidade muito grande nas eleições, que consideramos de suma importância para a segurança da própria infância e juventude do DF”, avalia. “Essa parceria com o TRE vai facilitar a apuração dos votos, além de garantir dinamismo e mais segurança para o processo”, reforça.

Serão 149 locais de votação e 30 locais de totalização de votos distribuídos pelas regiões administrativas do DF. O pleito oferece 200 vagas para membros titulares e até 400 de suplentes.

Atualmente, o DF tem 40 conselhos tutelares, sendo que cada unidade tem 5 cinco titulares e 10 suplentes. Quem irá eleger os representantes que atuarão no próximo triênio (2020 a 2023) é a população, por meio do voto direto e secreto. Cada eleitor poderá votar em um candidato da região administrativa correspondente à seção onde o título de eleitor esteja registrado. O processo de escolha é organizado pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Sejus.

Também participarão do processo eleitoral do próximo domingo, dia 6, as secretarias de Segurança Pública, da Educação, a Polícia Civil do DF e o Detran.

Fonte: Sejus-DF

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Destaques

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

Terceira edição da Campanha Vote pelo SUS será lançada na próxima quarta (5) em Brasília

Por Kleber Karpov O Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...