25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:55

Discussões em torno Reforma da Previdência voltam a dominar Congresso

Rodrigo Maia pretende repetir, com folga, aprovação da PEC 6/2019 em segundo turno. Mas, no Senado, oposição espera corrigir erros e discrepâncias da Câmara

Por Kleber Karpov

Com o fim do recesso parlamentar, na próxima semana, a votação da Projeto de Emenda a Constituição (PEC) 6/2019, da reforma da previdência, deve voltar ao centro das discussões no Congresso Nacional. O texto, já aprovado em primeiro turno na Câmara, caso também o seja em segundo, segue para apreciação, no Senado Federal.

Desde a última semana, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), em reuniões políticas, tenta garantir maioria absoluta, ou seja, mais de 308 votos, para a aprovação da PEC 6/2019. Maia esteve com o secretário da Previdência, Rogério Marinho, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que presidiu a Comissão Especial sobre o assunto; o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além do presidente Jair Bolsonaro.

Nos próximos dias, Maia deve se reunir com líderes governistas em um jantar para mapear os votos e verificar a presença de condições para encerrar a matéria na Casa até quarta-feira (7).

Senado

Se aprovada na Câmara, a proposta segue para o Senado, com início de tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),  sob relatoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Deve ficar da Casa, a definição de situações de categorias profissionais, a exemplo dos professores e policiais, que tiveram casos revistos por meio de destaques aprovados que alteraram o texto original apresentado pelo Executivo. Além da definição de possível inclusão de estados e municípios no âmbito da reforma previdenciária.

“Pessoalmente sou favorável à inclusão de estados e municípios. Acho até que é essencial. Estamos estudando com a nossa assessoria técnica qual é a saída que temos a aplicar e, a princípio, a ideia é uma PEC paralela. Aqui somos a Casa da Federação e é nossa obrigação cuidar disso. Uma das funções do Senado é manter o equilíbrio federativo”, defendeu Jereissati.

Votação

Confirante, o lider do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), acredita que a votação da Reforma da Previdência deve ser mais tranquilo. “Podemos ter até 60 dos 81 votos pela aprovação nos dois turnos”, estimou. Por outro lado, a oposiçao pretende tentar corrrigir injustiças e problemas no texto aprovado na Câmara.

Posição essa, defendida, por exemplo, pelo senador, Jean Paul Prates (PT-RN), que promete aprovar a proposta apenas “quando o texto corrigir as injustiças e os problemas nela contidos”. Para o senador, na Câmara a proposta avançou, porém, continua “injusta” com os mais pobres.

Com informações de Agência Brasil

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...