25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:47

Comissão de Assuntos Sociais da CLDF aprova extinção da Agefis

Por Denise Caputo

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa aprovou nesta quarta-feira (10) proposta que extingue a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e cria a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal). A matéria consta do projeto de lei nº 69/2019, do Executivo, e foi aprovada por unanimidade pelos quatro distritais presentes na reunião. O PL segue em tramitação na Casa, precisando passar por outras comissões antes de ser votado pelo pleno.

O objetivo da criação da nova secretaria, conforme explica o governo, é aproximar a comunidade dos serviços prestados, descentralizando os atendimentos com postos avançados em todas as regiões administrativas do DF.

Entre as competências do órgão a ser criado estão: executar as políticas de proteção da ordem urbanística do Distrito Federal; supervisionar, planejar, coordenar e promover ações que garantam a proteção da ordem urbanística, fundiária e ambiental, por meio de ações e práticas estratégicas de controle e de combate ao uso, ocupação e parcelamento irregular do solo; coordenar e administrar a arrecadação de preços públicos e das taxas de suas competências, entre outras. O texto estabelece, ainda, que o patrimônio e os recursos orçamentários, extra-orçamentários e financeiros da Agefis serão transferidos ao novo órgão do governo.

Ao relatar a matéria, o deputado Martins Machado (PRB) disse ser “nítida” a boa intenção do projeto: “Considerando a necessidade, oportunidade, conveniência e relevância da matéria, e tendo como efeitos positivos o respeito e a busca pelo restabelecimento do acesso igualitário ao serviço administrativo essencial que deveria prestar a Agefis no DF, não vemos outro encaminhamento senão o de endossar a iniciativa”.

O deputado Leandro Grass (Rede) votou favoravelmente ao texto do Buriti, mas ponderou ser preciso realizar alguns aperfeiçoamentos à proposta. Ele citou emenda proposta pela deputada Júlia Lucy (Novo), transferindo o Conselho Distrital de Fiscalização para a nova secretaria, e outra – do deputado Delmasso (PRB) – para garantir a profissionalização da pasta. O parlamentar defendeu que as emendas sejam apreciadas e aprovadas em plenário.

Além disso, Grass pregou que o organograma da nova secretaria deve contemplar “as mais variadas dimensões da fiscalização”, para evitar o que tem acontecido nos últimos anos: “Hoje o governo atua muito rápido em algumas áreas; por exemplo, para derrubar casa na Estrutural. Por outro lado, em relação à grilagem de terras, é lento”.

“Todo mundo do DF já ouviu falar na Agefis: é ela que derruba barraco em Santa Luzia, de pessoas sem condição nenhuma, sem participação da Secretaria de Desenvolvimento Social; que atua para fechar estabelecimentos e que persegue ambulantes. É esse braço que boa parte da população conhece”, afirmou o deputado Fábio Felix (PSOL). Apesar de também ter votado favoravelmente ao projeto, o distrital alertou: “Precisamos estar muito atentos. O ponto central na mudança que está sendo proposta é a necessidade de uma nova concepção, que priorize as pessoas e que trabalhe pelo enfrentamento da desigualdade social”. Em concordância com a fala de Leandro Grass, Felix completou: “É muito fácil o trator da Agefis ter agilidade para derrubar casa na Estrutural, e o governador recuar e não tratar da orla do Lago Sul. Tem de mudar concepção para não ser uma mudança estrutural vazia”.

Além dos distritais citados, também participou da reunião desta manhã o deputado Iolando (PSC).

Fonte: CLDF 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...