19.5 C
Brasília
06 dez 2025 01:24

SEM SEM MANUTENÇÃO, viaturas da PMDF saem das ruas e a Segurança Pública segue comprometida

Por Ascom Radar

A onda de assaltos que assola a zona central de Brasília está ligada à falta de viaturas circulando nas ruas, já que uma grande quantidade delas se encontra recolhidas nos pátios dos Batalhões da Policia Militar por falta de manutenção.

Os estacionamentos do Parque da Cidade tornaram-se redutos perigosos dos sequestros relâmpagos. Os 24 cansados cavalos da policia montada não são páreo para perseguir bandidos armados que usam carros para as suas fugas. Os cavalos perdem de 10 a zero. As famosas duplas “cosme e damião” espalhadas pelas superquadras da Asa Sul ficam de mãos amarradas diante das ocorrências, já que faltam as RPs para dar sustentação.

Dessa forma, vai seguindo de jeito manco o esquema de Segurança Preventiva do governo Rollemberg, mesmo contra a vontade dos milhares de policiais que ficam mais vulnerável ainda às ações dos bandidos.

O problema está na falta de manutenção. Aproximadamente 120 viaturas da Polícia Militar deixaram de circular pelo Distrito Federal nos últimos dois meses. De acordo com informações da própria PM, os veículos, que deveriam viabilizar o patrulhamento nas ruas, estão parados nos pátios dos batalhões.

As viaturas nos modelos Mitsubishi Pajero Dakar e GM Blazer, adquiridas no final do ano passado, podem perderem a garantia junto as respectivas montadoras caso ultrapassem a quilometragem vencida. Os “iluminados” da Secretaria de Fazenda não repassam os recursos e acreditam que a PM pode esperar.

Se o esquema de Segurança Preventiva vai muito mal no centro de Brasília, na periferia do DF a situação é bem pior. Em cidades como Ceilândia e Samambaia a falta do policiamento motorizado diminuiu na mesma proporção. Os bandidos deitam e rolam por lá.

A PMDF possui grupamentos rurais que cobrem as regiões de Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Planaltina e Tororó onde realizam a segurança de mais de 100 mil pessoas em 84 pontos rurais do DF.

O problema todo reside na faltam viaturas também para o patrulhamento da noza rural. O governo Rollembeg não tem contrato para realizar a manutenção dos veiculos da PM. Os policiais estão a pé, os bandidos estão fazendo a festa de carros e a Segurança Pública parece que foi pro saco.

Fonte: Radar Condomínios

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...