19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:05

Desembargador derruba liminar de inconstitucionalidade do Instituto HBDF movida pelo SindMédico

Sindicato deve recorrer da decisão

Por Kleber Karpov

O desembargador do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) derrubou, na sexta-feira (24/Nov), a inconstitucionalidade de três artigos da Lei 5.899/2017 que instituiu o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), decisão estabelecida, liminarmente, em favor de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF). Com a mudança, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) retoma, ‘sem entraves’, conforme afirmou a pasta.

O artigo 1o, um dos três derrubados pelo TJDFT foi a determinação, de o GDF alterar a Lei 5.899/2017, que instituiu o IHBDF na condição de Serviço Social Autônomo (SSA) e converter em Fundação Pública de direito privado. Tal mudança, segundo o presidente do SINDMÉDICO-DF, Gutemberg Fialho, garantia a realização de concursos públicos, além da realização de licitações para aquisição de produtos e serviços.

MPDFT

Porém, o relator do processo, o desembsargador Robson Barbosa de Azevedo, deferiu o efeito suspensivo da apelação relativa à decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública do DF, na ação do SINDMÉDICO-DF.

Um dos fatores relevantes à decisão foi a sustentação, por parte do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Leonardo Bessa, em outras duas ADIs julgadas pelo Conselho Especial do TJDFT. Tais ações foram movidas pelas diretorias executivas dos partidos PMDB e PT, e foram derrubadas por unanimidade, pelo colegiado (21/Nov).

Ao se pronunciar nos autos, em defesa da constitucionalidade da Lei, Bessa se baseou em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à ADI 1864/PR, em relação à legitimidade do SSA para realização de contratos de cooperação com o poder público na área da saúde.

Bessa lembrou que, para o  STF foi pacíficado que, por ser pessoas jurídicas de direito privado, as entidades enquadradas como SSA não precisam realizar concurso público para contratações, nem promover licitação para aquisição de bens e serviços.

Leonardo Bessa destacou, ainda, que eventuais irregularidades no contrato a ser firmado com a Secretaria de Saúde do DF serão investigadas, mas que o mecanismo não será via controle de constitucionalidade, uma vez que a lei não apresenta vícios. “A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) continuará fiscalizando o IHBDF no que diz respeito à eficiência dos seus serviços. Ou seja, o instituto seguirá totalmente sujeito aos órgãos de controle”, declarou.

SES comemora, novamente

Na segunda vitória consecutiva em relação ao IHBDF, a Secretara de Estado de Saúde do DF (SES-DF) comemora. Para o secretário, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, a derrubada da liminar “representa ainda a participação do Estado em todos os seus poderes no reconhecimento de que é necessário avançar em um modelo de gestão mais moderno e eficiente.”, conforme publicação na Agência de Notícias do GDF (Vide aqui).

“A decisão unânime do Tribunal de Justiça demonstra que o Poder Judiciário também faz parte dessa construção, que é tão importante para a saúde pública de Brasília”, concluiu, ao citar a Câmara Legislativa, que aprovou a lei, e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que também se manifestou a favor da constitucionalidade da matéria.

Sindmédico

PD entrou em contato com Gutemberg Fialho que afirmou que o Sindicato vai recorrer da decisão.

Com informações de Agência Brasília e MPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...