Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Ação interinstitucional foca na eliminação de focos do aedes aegypti e imunização da população no DF

Por Kleber Karpov

Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Administração Regional, realizaram no sábado (31/Jan), o Dia D da Saúde, mobilizando esforços em todo o DF para combater a dengue, oferecer vacinação contra a febre amarela, além de outras doses do calendário adulto e infantil, com exceção da BCG.

A iniciativa de combate ao mosquito *Aedes aegypti* teve foco especial na região administrativa do Sol Nascente, área que enfrentou uma epidemia de dengue no ano anterior, 2024. As equipes atuaram no mapeamento e na extinção de focos do vetor da doença.

Para conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção e os serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipes de Saúde da Família da SES-DF visitaram diversas residências. Além disso, foram instaladas estações disseminadoras de larvicida (EDLs) e um Carro da Vacina circulou para facilitar a imunização.

O enfermeiro Vanderson Moreira, da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) da Região Oeste, enfatizou a relevância dessas ações. “Nós estamos cientes da nossa responsabilidade em promover o combate mais eficaz ao mosquito. Nossa meta é trazer conscientização à população, porque ela é a grande envolvida nisso, é quem nos ajuda a dar um suporte maior e a potencializar nossas ações contra a doença”, afirmou.

Gildásio Alves, feirante e morador do Sol Nascente, compartilhou sua experiência pessoal com a doença, reforçando a necessidade de prevenção. “Eu peguei dengue ano passado e quase morri. Eu tenho o maior cuidado, sempre oriento meus vizinhos de que com a dengue não se brinca. Se eu vejo água parada eu derramo na hora”, contou o morador.

Vacinação em parques e UBS

Durante o Dia D, a população do Distrito Federal teve acesso facilitado à vacinação contra a febre amarela e outras imunizações de rotina. Postos foram estrategicamente instalados em locais de grande movimentação ao ar livre, como o Parque Olhos d’Água na Asa Norte, o Parque Ezechias Hering no Guará II, o Parque Ecológico de Águas Claras e o Jardim Zoológico de Brasília. Todas as doses do calendário vacinal adulto foram oferecidas.

A enfermeira Maria Leonor Costa, responsável técnica pela sala de vacina da UBS 6 de Taguatinga, destacou a importância das ações extramuros. “A vacinação é uma ação coletiva, não apenas individual. É importante que a população atualize sua caderneta vacinal sempre que possível. As salas de vacinas das UBS estão de portas abertas e não são vinculadas a nenhum endereço. Você pode se vacinar em qualquer UBS. Perto de casa, perto do trabalho…”, ressaltou.

Catarina Tokatjian, fotógrafa, aproveitou a oportunidade para se imunizar no parque Ezechias Hering. “Se vacinar representa o respeito sobre si mesmo e, principalmente, sobre o outro. É você se imunizar e, por consequência, proteger o resto da população. Eu acho fascinante a campanha ter ido a um parque urbano, onde há bastante movimentação. Aqui eu estou perto de casa”, disse Catarina.

Febre amarela no entorno

Apesar de o Distrito Federal não registrar casos de febre amarela desde 2022, o sinal de alerta foi ativado devido à morte de 23 micos e macacos em Goiás. Os óbitos dos animais ocorreram entre setembro e janeiro do presente ano, indicando a circulação do vírus na região vizinha.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reforça que o contágio de febre amarela não ocorre por meio de macacos e micos. Portanto, o abate desses animais não impede a transmissão da doença, que é causada exclusivamente pela picada de mosquitos contaminados pelo vírus.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

TSE suspende campanha de Deltan ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Força de Trabalho Médica das UTIs: Estudo aponta esgotamento emocional e burnout de médicos

Por Kleber Karpov Um levantamento de abrangência nacional revela que...

Destaques

TSE suspende campanha de Deltan ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...