22.5 C
Brasília
04 fev 2026 12:38

Tribunal de Justiça do DF recebe denúncia contra Cristiano Araújo

Por Kleber Karpov

Na terça-feira (14/Mar), o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, por maioria, ação ajuizada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) contra o deputado distrital, Christiano Araújo (PSD). O parlamentar foi denunciado pelo crime de fraude à licitação.

Araújo é acusado pelo MPDFT por envolvimento em supostas irregularidades em procedimentos do Programa de Bolsas de Pesquisas – BSB Empreendedora, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP), essa por sua vez, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECT).

O parlamentar deve responder por ter, supostamente, ter concedido, ilegalmente, bolsas de pesquisa científica, em 2012. O que o TJDFT aponta que “notadamente quanto à rigidez da seleção pública voltada à escolha de pesquisadores, que teriam como missão produzir estudos científicos no âmbito empresarial.”. A defesa de Cristiano Araújo pretende recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Após a divulgação, Cristiano Araújo emitiu nota de esclarecimento por meio da Assessoria de Comunicação, em que sugere haver irregularidades no processo, a exemplo do cerceamento de defesa ou ainda a falta de embasamento legal.
Confira a Nota

O deputado Cristiano Araújo recebeu com resignação o aceite do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) à denúncia apresentada pelo MPDFT sobre apurações no âmbito da FAP-DF.Ele e sua defesa consideram que o processo está repleto de irregularidades, como o cerceamento de defesa, falta de embasamento legal e outros erros gravíssimos cometidos pelos investigadores.

Apesar disso, tão logo seja notificado, o parlamentar apresentará sua defesa e comprovará inocência.
De qualquer forma, a partir de agora, o deputado estará amparado pelo devido processo legal que, certamente, impedirá novas perseguições e abusos, como os que foram impostos até então pelos promotores.

Com informações de TJDF – Atualização 15/3/17 às 2h59

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...