Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, em 14 de junho de 2026, a oferta de transporte gratuito para os usuários dos restaurantes comunitários da Estrutural e de Ceilândia Norte. A medida foi implementada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) para garantir o acesso ao almoço após a paralisação de funcionários da empresa terceirizada Servi Gastronomia, responsável pela gestão das duas unidades.
Para mitigar os impactos da interrupção, a Sedes-DF disponibilizou ônibus que realizam o translado dos frequentadores exclusivamente durante o horário de almoço. Os usuários do Restaurante Comunitário da Estrutural estão sendo direcionados para a unidade de Arniqueira, enquanto os de Ceilândia Norte são levados ao restaurante do Sol Nascente/Pôr do Sol.Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Giselle Ferreira, a prioridade é assegurar a alimentação da população atendida. A pasta acompanha o caso para regularizar a situação e adotar as medidas administrativas necessárias.
“Nossa prioridade é garantir que a população atendida pelos restaurantes comunitários não fique sem acesso às refeições, por isso disponibilizamos transporte gratuito para outras unidades da rede enquanto a situação é regularizada. Paralelamente, estamos acompanhando o caso de perto, apurando as ocorrências relatadas e adotando todas as medidas administrativas cabíveis para assegurar a continuidade e a qualidade do atendimento à população.”, disse Giselle Ferreira.
Responsabilidades contratuais e apuração
A empresa Servi Gastronomia foi contratada via processo licitatório para gerir as unidades, o que inclui a compra de insumos, a produção de alimentos e a contratação de pessoal. Segundo a Sedes-DF, todos os pagamentos à empresa estão em dia, isentando o GDF de responsabilidade sobre eventuais inadimplências trabalhistas com os funcionários terceirizados.
Diante dos relatos de possíveis irregularidades, a secretaria instaurou um processo administrativo para apurar os fatos. A investigação avaliará as medidas cabíveis, que podem incluir a rescisão do contrato com a empresa terceirizada. Ness contexto, a Sedes-DF reforça que todas as denúncias estão sendo apuradas conforme os trâmites legais, garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa. A pasta segue monitorando a situação para garantir a continuidade do serviço à população.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











