Hospital de Base capacita equipes das UPAs para evitar agravamento de feridas e infecções

Projeto iniciado em Planaltina leva treinamento contínuo às unidades para melhorar cuidado de pacientes com lesões de pele e acelerar recuperação

Por Kleber Karpov

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) iniciou, nesta terça-feira (20), um projeto piloto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina para capacitar equipes assistenciais das UPAs administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF). A iniciativa, conduzida pela Comissão de Cuidados com a Pele do hospital, busca evitar que feridas na pele evoluam para infecções graves, visando fortalecer a identificação precoce e o tratamento adequado para reduzir o tempo de internação dos pacientes.

O projeto foi criado após a equipe do Hospital de Base identificar que muitos pacientes transferidos das UPAs já chegavam à unidade com lesões de pele em estágio avançado, o que pode prolongar a internação e dificultar a recuperação. A capacitação visa antecipar o cuidado qualificado ainda no atendimento de urgência.

“Percebemos que muitos pacientes chegavam das UPAs já com feridas avançadas e, muitas vezes, sem o cuidado adequado. São situações que evoluem rápido, podem causar infecções graves e acabam prolongando a internação. O que queremos é antecipar esse cuidado para que esse paciente tenha uma recuperação mais rápida e consiga sair da unidade com mais qualidade de vida”, disse a enfermeira especialista em tratamento de feridas, Giselle Dias de Miranda.

Foco em protocolos

Durante o treinamento, os profissionais receberam orientações sobre cuidados com feridas, identificação de lesões em pacientes acamados, protocolos de atendimento e o uso correto dos materiais disponíveis na rede. Um dos destaques foi a abordagem do método Timers, uma ferramenta que auxilia na avaliação não apenas da lesão, mas também das condições clínicas gerais do paciente e da continuidade do tratamento após a alta.

Para Brenner Momente e Silva, coordenador de enfermagem da UPA de Planaltina, a atualização é fundamental para a qualidade do serviço. “A gente percebe há muito tempo a necessidade de atualização constante nessa área. Recebemos diariamente pacientes idosos, acamados e pessoas mais vulneráveis a lesões de pele. A saúde muda o tempo inteiro, surgem novos protocolos e manter as equipes preparadas é essencial para garantir qualidade no atendimento”, afirma.

Suporte contínuo

O projeto também responde à mudança no perfil dos pacientes das UPAs, que passaram a receber casos mais graves e com maior tempo de permanência, como diabéticos com feridas complexas, pacientes oncológicos e vítimas de trauma. A intenção é que a capacitação seja um trabalho permanente.

“A formação realizada em Planaltina marca apenas o início de um trabalho contínuo. A proposta é levar o treinamento para todas as UPAs administradas pelo IgesDF e retornar regularmente às unidades para discutir casos, atualizar as equipes e reforçar os cuidados. Não é uma ação pontual. É um trabalho permanente de suporte e construção conjunta”, salientou Giselle Dias de Miranda.

O técnico de enfermagem Wesley de Oliveira, participante da capacitação, ressaltou o impacto prático da iniciativa. “Todo dia a gente recebe um paciente diferente e, muitas vezes, com feridas complexas. Participar de um treinamento assim ajuda muito no dia a dia, principalmente para agir de forma mais rápida e segura. É um aprendizado que melhora nosso trabalho e beneficia diretamente o paciente”, contou.

Ferramenta digital para agilizar suporte

Além das capacitações presenciais, a comissão do Hospital de Base desenvolve uma nova ferramenta no sistema MV, utilizado para gestão de informações dos pacientes do IgesDF. A funcionalidade permitirá que os profissionais das UPAs acionem diretamente a equipe especializada do HBDF em casos complexos.

A expectativa é que a tecnologia possibilite suporte remoto, agilize as orientações, reduza o agravamento de lesões e fortaleça a continuidade do cuidado na rede pública de saúde.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

HUGO abre 30 vagas para Residência Médica com ingresso em 2027

Por Kleber Karpov O Hospital de Urgências de Goiás Dr....

R$ 16 mil: IgesDF abre seleção para seis áreas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov A defesa do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaoro...

168 votos separaram Celina Leão da vitória em primeiro turno

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Anvisa: Conheça a lista de cosméticos que podem ter fabricação artesanal

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Sem garantir reeleição à CLDF, Jorge Vianna agradece votos recebidos

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (Democrata) se...

Destaques

HUGO abre 30 vagas para Residência Médica com ingresso em 2027

Por Kleber Karpov O Hospital de Urgências de Goiás Dr....

R$ 16 mil: IgesDF abre seleção para seis áreas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov A defesa do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaoro...

Peste: Dezenas de pessoas entram em quarentena na Sibéria após morte de investigadora de um laboratório russo

Por Kleber Karpov Uma funcionária de um instituto de pesquisa...