Anvisa suspende corticoide e remédio para colesterol; veja quais lotes

Agência também proíbe comercialização de compostos e fitoterápicos sem registro sanitário

Por Kleber Karpov

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (18/Mai) a suspensão da comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de medicamentos dos laboratórios Hypofarma e Cimed. As medidas foram tomadas após as próprias empresas notificarem a agência sobre problemas de qualidade, que incluem o escurecimento de uma solução injetável e a suspeita de mistura de embalagens de remédios para colesterol.

A determinação referente ao laboratório Hypofarma afeta o lote 25091566 do medicamento Fosfato Dissódico de Dexametasona 4 mg/ml, uma solução injetável utilizada como corticoide anti-inflamatório e comercializada em caixas com 50 unidades. A própria empresa iniciou o recolhimento voluntário do produto.

O motivo da ação foi a identificação de um escurecimento na solução quando o medicamento é diluído em associação com outros fármacos. O recolhimento voluntário é uma medida preventiva para garantir a segurança dos pacientes.

No caso da Cimed, a Anvisa suspendeu o lote 2424299, que inclui os medicamentos Atorvastatina cálcica 40mg e Rosuvastatina 20 mg, ambos utilizados para o controle dos níveis de colesterol. A farmacêutica também comunicou o recolhimento voluntário após uma suspeita de mistura de embalagens, onde cartuchos de Rosuvastatina teriam sido encontrados em um lote destinado à Atorvastatina.

Fitoterápicos e compostos proibidos

Em outra resolução publicada em 18 de maio, a agência sanitária proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de diversos produtos que não possuem registro, notificação ou cadastro sanitário. A medida inclui a apreensão dos itens.

A lista de produtos irregulares inclui os seguintes compostos:

  • Composto Cura Tudo
  • Composto Anti-álcool
  • Garrafada Cura Tudo
  • Ki Sinusite/Rinite
  • Composto Saúde do Homem
  • Composto Tira Fumo
  • Composto para Diabetes
  • Composto Taradão
  • Composto para Psoríase
  • Garrafada do Seu Geraldo

Adicionalmente, a proibição se estende a todos os lotes de fitoterápicos da marca Status Verde. Entre eles estão o Composto Anti-Diabetes, Valeriana Composta, Erva Baleeria e 7 Magnésios.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Cursos de enfermagem estabelecem novas diretrizes curriculares

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação publicou, nesta terça-feira...

Novos servidores do SAMU são capacitados para fortalecer atendimento no DF

Por Kleber Karpov O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...

Auditoria mostra aumento nos índices de vacinação e reforço no uso de dados no DF

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) divulgou,...

Brasília lidera ranking de cidades sustentáveis do Centro-Oeste

Por Kleber Karpov Brasília foi reconhecida como a cidade mais...

Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

R$ 75 bilhões: GDF encaminha projeto do orçamento de 2027 para aprovação da CLDF

Por Kleber Karpov O GDF entregou à Câmara Legislativa do...

Destaques

Cursos de enfermagem estabelecem novas diretrizes curriculares

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação publicou, nesta terça-feira...

Novos servidores do SAMU são capacitados para fortalecer atendimento no DF

Por Kleber Karpov O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...

Auditoria mostra aumento nos índices de vacinação e reforço no uso de dados no DF

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) divulgou,...

Brasília lidera ranking de cidades sustentáveis do Centro-Oeste

Por Kleber Karpov Brasília foi reconhecida como a cidade mais...

Polícia Federal afasta das funções perito suspeito de vazar dados de investigação sobre o Master

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) realiza uma operação...