Estudantes, pais, professores e servidores iniciam avaliação do ensino na rede pública do DF

Comunidade escolar tem até 3 de junho para responder questionário online que integra Sistema de Avaliação da Educação

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) iniciou na última segunda-feira (04/Mai) a aplicação do Questionário de Contexto Institucional (QCI) 2026, convidando estudantes, pais, professores e servidores da rede pública a avaliarem o sistema de ensino. A participação, que ocorre de forma online até o dia 3 de junho através do site Avalia Cebraspe, visa coletar dados para o aprimoramento de políticas públicas educacionais como parte do Sistema Permanente de Avaliação da Educação do DF (Sipae).

O QCI é um instrumento estratégico vinculado à Avaliação Institucional e irá analisar diversos aspectos da rede pública de ensino. Serão avaliados temas como infraestrutura, formação e atuação docente, prática pedagógica, nível socioeconômico dos estudantes, clima organizacional e educação para as relações étnico-raciais.

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Ferreira, destacou a relevância da participação da comunidade escolar no processo. Para promover o engajamento, a Subsecretaria (Suplav) realizou uma reunião técnica com servidores em 29 de abril para explicar o funcionamento e a importância da iniciativa.

“A aplicação do Questionário de Contexto Institucional 2026 é uma ação estratégica da Secretaria de Educação que fortalece a escuta da rede e qualifica a tomada de decisão com base em evidências. Mais do que um instrumento técnico, o QCI contribui diretamente para a construção do Índice de Qualidade da Educação do Distrito Federal e para o aprimoramento das políticas públicas educacionais. Por isso, o engajamento de gestores e equipes é fundamental para garantir uma participação ampla, representativa e comprometida com a melhoria contínua da educação pública.”, disse Francis Ferreira.

Segundo a gerente de Avaliação Institucional, Fernanda Carvalho, a análise do contexto é um diferencial do DF. “O questionário abrange muitas questões que vão além do desempenho e da aprendizagem, é preciso entender o contexto em que a aprendizagem e esse desempenho acontecem. Brasília é pioneira na inclusão do contexto, normalmente os estados só colocam desempenho e fluxo”, afirmou.

“Para que tenhamos políticas públicas mais efetivas e consigamos atuar realmente no foco da fragilidade, nós precisamos saber onde está essa fragilidade, e nada melhor do que escutar quem está na ponta, na sala, quem está atuando para sabermos dessa fragilidade. Então, a gente precisa dessas respostas, tanto para gerar políticas públicas, quanto para gerar nosso Índice de Qualidade de Educação do Distrito Federal, que está previsto dentro do Sipae-DF.”, explicou a gerente.

Quem deve participar

A participação dos estudantes está focada nas etapas de conclusão de ciclo, incluindo alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Para responder, os estudantes devem utilizar o próprio CPF, assim como os servidores das carreiras magistério e Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGEE).

Pais e responsáveis devem utilizar o CPF do estudante para acessar o formulário, garantindo a vinculação direta com o aluno. Um servidor público que também seja responsável por um estudante deve responder ao questionário duas vezes: uma como funcionário e outra como responsável. O tempo estimado para preenchimento é de 20 minutos, com 60 a 65 questões.

Cronograma da avaliação

A aplicação do questionário teve início em 4 de maio e se estende até 3 de junho. Ao longo do período, a SEEDF irá divulgar parciais da taxa de participação para incentivar o engajamento, com a primeira divulgação prevista para 11 de maio.

Estão programados também os “Dias D” do QCI para mobilização nos dias 13 de maio (níveis local e intermediário) e 14 de maio (nível central). As ações finais de engajamento estão marcadas para 1 de junho, antes do encerramento da aplicação.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

DF amplia programa de preparo do solo para atender até 800 famílias

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...

Destaques

Fepecs é qualificada como instituição científica, tecnológica e de inovação

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

DF amplia programa de preparo do solo para atender até 800 famílias

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...