Lula repudia ataque a tiros ocorrido em evento com Donald Trump

Presidente brasileiro classifica violência política como afronta à democracia após incidente em Washington

Por Kleber Karpov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiou, neste domingo (26/Abr), o ataque a tiros contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido durante um jantar com jornalistas em Washington no sábado (25). Em nota divulgada em suas redes sociais, o mandatário brasileiro expressou solidariedade e classificou o ato como uma “afronta aos valores democráticos”.

O ataque ocorreu nas imediações do hotel onde Donald Trump participava de um jantar com correspondentes que cobrem a Casa Branca. Segundo relatos de testemunhas a agências internacionais, foram ouvidos disparos e também explosões na área, o que desencadeou uma rápida ação de segurança.

O Serviço Secreto norte-americano evacuou imediatamente o presidente Trump e a primeira-dama, Melania Trump, do local. O vice-presidente J. D. Vance e o secretário de Estado Marco Rubio, que também estavam presentes no evento, foram igualmente retirados em segurança.

Suspeito detido e declaração de Trump

Um suspeito de efetuar os disparos foi preso pelas autoridades, mas sua identidade ainda não foi revelada. Durante a ação, um agente do serviço secreto foi atingido por um tiro, mas foi salvo pelo uso de um colete à prova de balas.

Após o ataque, o presidente Trump concedeu uma entrevista coletiva na Casa Branca, na qual descreveu o atirador como um “lobo solitário”, termo utilizado para criminosos que agem sozinhos. O Serviço Secreto dos EUA, no entanto, não forneceu mais detalhes sobre o suspeito ou a investigação.

Posicionamento do governo brasileiro

Em sua manifestação, o presidente Lula ofereceu apoio às vítimas do ataque. “Minha solidariedade ao presidente Donald Trump, à primeira-dama Melania Trump e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite”, afirmou na publicação.

Lula também reforçou a necessidade de proteger os princípios democráticos contra atos de violência. “A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger”, acrescentou o presidente brasileiro.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...