‘A Colméia lhe espera’: Justiça italiana aceita extradição de Zambelli; ainda cabe recurso

Corte de Apelação em Roma decide favoravelmente ao pedido brasileiro; ex-parlamentar foi condenada a mais de 15 anos de prisão pelo STF

Por Kleber Karpov

A Corte de Apelação da Itália decidiu, nesta quinta-feira (26/Mar), por autorizar a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli para o Brasil. A informação foi confirmada oficialmente pela Embaixada do Brasil em Roma. A ex-parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dois processos distintos, que resultaram na perda de seu mandato e em penas que somam mais de 15 anos de reclusão. A defesa de Zambelli ainda pode apresentar recurso contra a decisão.

Condenações no Brasil

A situação jurídica de Zambelli se agravou a partir de maio do ano anterior, quando o STF a condenou a dez anos de prisão. A Corte a considerou autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em janeiro de 2023. A ação resultou na inserção de um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

As investigações apontaram que o ataque cibernético foi executado por Walter Delgatti, que confirmou ter agido a mando da então parlamentar. Em um segundo julgamento, Zambelli foi novamente condenada pelo STF, desta vez por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. A pena foi de cinco anos e três meses de prisão, referente ao episódio em que perseguiu o jornalista Luan Araújo, armada, em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

Prisão e processo na Itália

Após a primeira condenação, Carla Zambelli deixou o Brasil no início de junho e permaneceu foragida por quase dois meses. Sua captura ocorreu no final de julho, na Itália, em uma operação conjunta da Polícia Federal brasileira com a Interpol, que havia emitido um alerta vermelho. A ex-deputada, que possui dupla cidadania, tentava evitar o cumprimento do mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Desde sua detenção, Zambelli está na penitenciária feminina de Rebibbia, localizada nos arredores de Roma. Durante o processo de extradição, sua defesa apresentou diversos recursos. Foram solicitadas a transferência para prisão domiciliar e a liberdade condicional, com base em alegações de problemas de saúde, mas os pedidos foram negados pela Corte de Apelação. Em fevereiro deste ano, a defesa também tentou, sem sucesso, a substituição dos juízes do caso, alegando parcialidade.

Homenagem PDNews



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Eleições: Prazo para solicitar voto em trânsito termina em 20 de agosto

Por Kleber Karpov Eleitores que estarão fora de seu domicílio...

Estações do Metrô de São Paulo recebem campanha de vacinação contra o sarampo

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Rede de vigilância é essencial para evitar propagação de sarampo em São Paulo

Por Kleber Karpov A concentração de 23 casos confirmados de...

IGESDF abre seleção para enfermeiro com atuação em controle de infecção hospitalar

Por Kleber Karpov Estão abertas as inscrições para um processo...

Diagnóstico apresenta detalhamento das unidades especializadas de atendimento às mulheres

Por Kleber Karpov O Ministério da Justiça e Segurança Pública...

Enfermeira é agredida dentro do hospital de Samambaia. Jorge Vianna pede providências

Por Kleber Karpov Uma enfermeira foi agredida por uma paciente...

Tarcísio e Haddad se enfrentam no 1º debate de candidatos ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov Os candidatos ao governo de São Paulo,...

Destaques

Eleições: Prazo para solicitar voto em trânsito termina em 20 de agosto

Por Kleber Karpov Eleitores que estarão fora de seu domicílio...

Estações do Metrô de São Paulo recebem campanha de vacinação contra o sarampo

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Rede de vigilância é essencial para evitar propagação de sarampo em São Paulo

Por Kleber Karpov A concentração de 23 casos confirmados de...

IGESDF abre seleção para enfermeiro com atuação em controle de infecção hospitalar

Por Kleber Karpov Estão abertas as inscrições para um processo...

Diagnóstico apresenta detalhamento das unidades especializadas de atendimento às mulheres

Por Kleber Karpov O Ministério da Justiça e Segurança Pública...