Por Kleber Karpov
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira, 27/Jan, em Brasília, ter participado de um encontro com o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, no primeiro semestre de 2025. A suposta reunião teria ocorrido na residência do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e foi noticiada pelo Portal Metrópoles. Moraes classificou a reportagem como “falsa e mentirosa”, o que classificou de um padrão de ataques desqualificados contra membros do STF.
A matéria, veiculada pelo Portal Metrópoles, indicava que o encontro teria ocorrido em um fim de semana do primeiro semestre de 2025, em meio ao processo de tentativa de compra do Banco Master pelo BRB. O ministro, por sua vez, divulgou nota oficial à imprensa onde desmentiu a informação.
“A matéria do Portal Metrópoles sobre uma suposta reunião do ministro Alexandre de Moraes, acompanhado por um assessor, com o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, em um fim de semana do primeiro semestre de 2025, na casa do banqueiro Daniel Vorcaro, é falsa e mentirosa. Essa reunião não ocorreu e, lamentavelmente, segue um padrão criminoso de ataques desqualificados contra os integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz a nota.
Envolvimento com o Master
O nome de Moraes já havia sido associado a outros episódios envolvendo o Master. No final do ano passado (2025), o jornal O Globo publicou uma reportagem sob alegação que Moraes teria defendido a aprovação da operação de compra do Master pelo BRB em reuniões com o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo. Essas reuniões, segundo a reportagem, teriam antecedido a decisão do BC que decretou a liquidação do Master por suspeitas de fraude.
Em resposta às alegações de O Globo, Moraes esclareceu que as reuniões com Galípolo trataram exclusivamente da Lei Magnitsky, aplicada pelo governo dos Estados Unidos contra o magistrado.
Em outro episódio, a imprensa indicou a existência de contrato de R$ 130 milhões, pactuado entre o escritório de advocacia Barci de Moraes, pertencente à família do ministro e o Master, antes da liquidação do banco pelo BC.
Compliance Zero
Em dezembro do ano passado (2025), a investigação que envolve o Banco Master passou a tramitar no STF. Em novembro de 2025, o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e outros acusados foram o foco da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O objetivo da operação é investigar a concessão de créditos falsos pelo Master.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










