Por Kleber Karpov
O Ambulatório Trans do Distrito Federal promove, as 14 horas desta quarta-feira (28/Jan), o Primeiro TransEncontro do DF no auditório da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, situada na Quadra 506/507, Asa Sul/DF, no dia 28/jan de 2026. O evento, comemora o Mês da Visibilidade Trans, espaço que de diáloga, escuta e fortalece a comunidade trans e de gêneros diversos, além de contar com debates sobre temas relevantes e apresentações artísticas conduzidas por pessoas trans.
O 1º TransEncontro do DF deve promover discussões acerca de assuntos cruciais para a população trans. Entre os tópicos abordados, destacaram-se transparentalidades, linguagem neutra, mobilização social e movimentos sociais, todos definidos pela própria comunidade para garantir a pertinência dos debates.
A programação incluiu ainda, apresentações artísticas que visam reforçar o protagonismo e a representatividade de pessoas trans e de gêneros diversos. O encontro foi concebido como um ambiente seguro para a troca de experiências, a expressão de ideias e o fortalecimento coletivo, aberto a todos os indivíduos trans e de gêneros diversos interessados em participar.
Palestrantes
Entre os palestrantes do evento, estavam Saturno Fernandes Rezende Nunes, do Ambulatório Trans (Namb); Genice Berg, do Coletivo Mis Manes no DF; Leonardo Luiz da Cruz Lima, ativista pelos direitos LGBTQIA+ e da população negra no Distrito Federal; Alex Felipe Alves da Silva, multiartista e militante pela causa trans; e Ludymilla Anderson Santiago, ativista social pelo movimento LGBTQIA+.
Parceiros
O evento conta com a parceria de diversas instituições e entidades, dentre essas, o Adolescentro, o Centro de Referência Especializado da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial (Creas Diversidade), o Conselho Regional de Psicologia (CRP-DF), o Ambulatório Trans do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).
Atuação do ambulatório Trans
O Núcleo de Atendimento do Ambulatório de Diversidade de Gênero, conhecido como Ambulatório Trans (Namb), é uma iniciativa que oferece assistência integral em saúde ao público LGBTQIA+. Sua equipe multidisciplinar adota um modelo de atendimento biopsicossocial, garantindo uma abordagem completa às necessidades dos pacientes.
O Namb opera de segunda a sexta-feira, com funcionamento das 7h às 12h e das 13h às 19h. Está localizado no Hospital Dia, na Quadra 508/509 sul. O serviço demonstrou uma significativa atuação em 2025, sendo responsável pelo atendimento de 678 pessoas, totalizando aproximadamente 3,7 mil consultas ao longo do ano.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









