22.5 C
Brasília
28 jan 2026 19:28

Ambulatório Trans do DF realiza 1º TransEncontro

Comunidade trans e de gêneros diversos se reúne para diálogo e fortalecimento em Brasília

Por Kleber Karpov

O Ambulatório Trans do Distrito Federal promove, as 14 horas desta quarta-feira (28/Jan), o Primeiro TransEncontro do DF no auditório da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, situada na Quadra 506/507, Asa Sul/DF, no dia 28/jan de 2026. O evento, comemora o Mês da Visibilidade Trans, espaço que de diáloga, escuta e fortalece a comunidade trans e de gêneros diversos, além de contar com debates sobre temas relevantes e apresentações artísticas conduzidas por pessoas trans.

O 1º TransEncontro do DF deve promover discussões acerca de assuntos cruciais para a população trans. Entre os tópicos abordados, destacaram-se transparentalidades, linguagem neutra, mobilização social e movimentos sociais, todos definidos pela própria comunidade para garantir a pertinência dos debates.

A programação incluiu ainda, apresentações artísticas que visam reforçar o protagonismo e a representatividade de pessoas trans e de gêneros diversos. O encontro foi concebido como um ambiente seguro para a troca de experiências, a expressão de ideias e o fortalecimento coletivo, aberto a todos os indivíduos trans e de gêneros diversos interessados em participar.

Palestrantes

Entre os palestrantes do evento, estavam Saturno Fernandes Rezende Nunes, do Ambulatório Trans (Namb); Genice Berg, do Coletivo Mis Manes no DF; Leonardo Luiz da Cruz Lima, ativista pelos direitos LGBTQIA+ e da população negra no Distrito Federal; Alex Felipe Alves da Silva, multiartista e militante pela causa trans; e Ludymilla Anderson Santiago, ativista social pelo movimento LGBTQIA+.

Parceiros

O evento conta com a parceria de diversas instituições e entidades, dentre essas, o Adolescentro, o Centro de Referência Especializado da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial (Creas Diversidade), o Conselho Regional de Psicologia (CRP-DF), o Ambulatório Trans do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

Atuação do ambulatório Trans

O Núcleo de Atendimento do Ambulatório de Diversidade de Gênero, conhecido como Ambulatório Trans (Namb), é uma iniciativa que oferece assistência integral em saúde ao público LGBTQIA+. Sua equipe multidisciplinar adota um modelo de atendimento biopsicossocial, garantindo uma abordagem completa às necessidades dos pacientes.

O Namb opera de segunda a sexta-feira, com funcionamento das 7h às 12h e das 13h às 19h. Está localizado no Hospital Dia, na Quadra 508/509 sul. O serviço demonstrou uma significativa atuação em 2025, sendo responsável pelo atendimento de 678 pessoas, totalizando aproximadamente 3,7 mil consultas ao longo do ano.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Ibaneis Rocha reafirma pré-candidatura ao Senado Federal

Por Kleber Karpov  O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

Jorge Vianna anuncia entrega de consultórios odontológicos móveis em ônibus cedidos pela PMDF

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Viana (PSD-DF) recebeu...

CGDF indica crescimento de 28%, desde 2022, em elogios a servidores públicos

Por Kleber Karpov O número de elogios direcionados a servidores...

Destaques

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Referência em atendimento de queimados, HRAN atende pacientes vítimas de raio em evento do Nikolas Ferreira

Por Kleber Karpov Referência no atendimento de pacientes com queimaduras,...

“Falsa e mentirosa”: Afirma Alexandre de Moraes sobre suposto encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro 

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Justiça de SC suspende lei que proibiu cotas raciais nas universidades, sancionadas por Jorginho Melo

Por Kleber Karpov A Justiça de Santa Catarina decidiu nesta...

Ibaneis Rocha reafirma pré-candidatura ao Senado Federal

Por Kleber Karpov  O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...