Por Kleber Karpov
O edifício-sede da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) recebeu o nome oficial de Edifício Marlon Tomazette (13/Dez). O governador Ibaneis Rocha participou da cerimônia que homenageou o subprocurador-geral do DF falecido em 20 de novembro de 2025. Familiares do jurista receberam uma medalha post mortem em reconhecimento à sua trajetória na advocacia pública da capital federal.
Na mesma solenidade, os familiares de Eliane Rangel Silveira, ex-servidora da Novacap e da PGDF e autora do projeto arquitetônico do prédio, receberam medalha post mortem. A honraria é concedida a personalidades que contribuíram de forma relevante para a instituição. Marlon Tomazette foi professor e integrou a PGDF desde 1999, dedicando mais de duas décadas ao serviço público.
Reconhecimento
Ibaneis Rocha, governador do DF, destacou o perfil do subprocurador-geral. “Eu fui colega do Marlon em 2004, no Conselho Seccional da OAB. E ali eu já conheci uma pessoa totalmente diferenciada. Ele era uma pessoa amável, querida e de uma inteligência sobrenatural, que merece e muito essa homenagem que fazemos em reconhecimento a tudo que ele representou para nós”, afirmou.
Márcio Wanderley de Azevedo, procurador-geral do DF, defendeu que a homenagem é justa. “O Marlon é um colega que tem uma referência entre nós, ele é uma referência no Direito. Colocar o nome dele neste edifício é uma homenagem justa à trajetória e ao legado que ele nos deixou”, disse o procurador-geral.
Azevedo também enalteceu o projeto de arquitetura da ex-servidora Eliane Rangel Silveira. O procurador-geral observou que a concepção de fachada de vidro demonstra como a arquiteta “foi à frente do tempo dela quando elaborou esse projeto”.
Estrutura e investimento
O novo edifício da PGDF representa um avanço na modernização da estrutura administrativa e jurídica do Governo do Distrito Federal (GDF). A obra, retomada em 12 de abril de 2024, tem investimento total de R$ 30.731.197. O valor é integralmente custeado pelo Fundo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, que tem recursos oriundos da própria atividade finalística da instituição, conforme previsto na Lei nº 2.605/2000.
O prédio conta com 14 mil m² de área coberta, oito pavimentos e estrutura para abrigar até 611 servidores. O espaço dispõe de auditório com 297 lugares, garagem no subsolo com 124 vagas, estacionamento externo com 117 vagas e bicicletário com 14 vagas. A estrutura inclui salas de reunião, copas, refeitório, vestiários, elevadores, e espaços voltados ao bem-estar dos servidores, como sala de apoio à amamentação e sala de atendimento médico e psicológico.
O governador Ibaneis Rocha afirmou que a expectativa é de que mais edifícios administrativos passem por processo de reforma. “Esse prédio da Procuradoria é só o começo. Nós vamos reformar toda essa praça municipal, fazendo com que todos os prédios do governo se tornem modernos, inclusive o Anexo 2”, disse Rocha.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











