24.5 C
Brasília
29 jan 2026 19:06

HRAN realiza 600 atendimentos para identificar lesões suspeitas de câncer de pele

Iniciativa integra campanha Dezembro Laranja e promove cirurgias imediatas e agendamentos

Por Kleber Karpov

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) recebeu, neste sábado (13/Dez), 600 pacientes em uma força-tarefa para o diagnóstico precoce de câncer de pele. A ação integra a campanha Dezembro Laranja, coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e mobilizou dezenas de profissionais de saúde entre 9h e 15h. Além das triagens, a equipe realizou 40 procedimentos cirúrgicos imediatos e encaminhou outros 50 casos para tratamento no próprio Hran, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e no Hospital Universitário de Brasília (HUB).

A estrutura de atendimento contou com a participação de quase 60 médicos e outros 20 profissionais de diferentes áreas, que atuaram de forma voluntária. O objetivo central da iniciativa reside na identificação de lesões em estágio inicial e na orientação da comunidade sobre medidas preventivas.

O mutirão permitiu que pacientes com quadros suspeitos tivessem acesso rápido a procedimentos resolutivos. A dinâmica de atendimento buscou reduzir filas e agilizar o fluxo da assistência especializada na rede pública de saúde do Distrito Federal.

Ao longo de seis horas, das 9h às 15h, 600 atendimentos foram realizados no Hran com o objetivo de identificar precocemente lesões suspeitas de câncer de pele. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Acesso facilitado

Entre os beneficiados pela ação estiveram Otávio Ruela, de 90 anos, e Maria das Dores de Souza, de 86 anos. Familiares do casal garantiram o lugar na fila desde a tarde de sexta-feira (12) para assegurar o atendimento. Ambos passaram por cirurgias logo no início das atividades do sábado. “Desde o início do ano que eu estou torcendo pra esse dia chegar”, disse Edimar Ruela, filho de Otávio.

A esposa de Edimar, Marilene Alves, destacou a confiança na equipe médica. Segundo ela, o histórico familiar de lesões de pele aumentou a preocupação e a necessidade de buscar suporte especializado. “A gente conhece alguns dos profissionais que estão aqui. Sabemos que nossos pais estão em boas mãos”, afirmou.

Otávio Ruela, 90, e Maria das Dores de Souza, 86, foram os primeiros a serem atendidos. Logo nos primeiros minutos de atendimento, ambos entraram para a sala de cirurgia. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Compromisso voluntário

A enfermeira Claudia Brito, aposentada desde 2014, retornou ao hospital onde trabalhou por quase trinta anos para colaborar com a força-tarefa. Ela dedicou 15 anos de sua carreira ao setor de dermatologia do Hran e participa recorrentemente das edições do Dezembro Laranja. “Eu nasci para cuidar de pessoas. Aqui é a minha casa”.

A profissional ressaltou a paixão pela especialidade como motivador para o trabalho voluntário, mesmo após a aposentadoria. O envolvimento de servidores e ex-servidores reforça o caráter humanitário da campanha.

“Eu nasci para cuidar de pessoas. Aqui é a minha casa”, demonstra a enfermeira voluntária Claudia Brito, aposentada em 2014, após quase trinta anos de atuação no Hran. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Estratégia resolutiva

A presidente da SBD no Distrito Federal e preceptora da residência de dermatologia do Hran, Leticia Oba, enfatizou o caráter prático do mutirão. Para a médica, a ação funciona como um acelerador de demandas represadas.

“A intenção aqui é ser resolutivo. A gente já faz algumas cirurgias hoje, deixa outras agendadas. É uma forma de acelerar o acesso da população à assistência especializada”, explicou Leticia Oba.

Desde 1999, a campanha Dezembro Laranja contabiliza mais de 600 mil consultas e 75 mil diagnósticos de câncer de pele no Brasil. Neste ano, a mobilização nacional envolve mais de 100 postos de atendimento e 2 mil dermatologistas voluntários.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...