20.5 C
Brasília
19 jan 2026 07:46

Narges Mohammadi, ativista iraniana ganhadora do nobel é presa de forma brutal em Teerã

Narges Mohammadi foi detida por forças de segurança em cerimônia; Comitê Nobel exige libertação imediata

Por Kleber Karpov

A ativista iraniana de direitos humanos Narges Mohammadi, laureada com o Prêmio Nobel da Paz de 2023, foi presa de forma “violenta” pelas forças de segurança do Irã em Mashhad (12/Dez). A detenção ocorreu enquanto a ativista participava de uma cerimônia em memória do advogado Khosrow Alikordi, que faleceu recentemente. A prisão, que resultou na volta da ativista para a cadeia, foi a 14ª detenção dela e ocorreu um dia após a entrega do prêmio à líder opositora venezuelana, Maria Corina Machado.

Mohammadi recebeu o Nobel da Paz de 2023 por sua “luta contra a opressão das mulheres no Irã e por sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”. Ela cumpria liberdade provisória por questões médicas desde dezembro de 2024. A ativista, de 53 anos, não pode deixar o Irã e não vê seus filhos gêmeos, que receberam o Nobel em seu nome em Oslo, há 11 anos.

Reações e denúncias de espancamento

O Comitê Norueguês do Nobel condenou a prisão e exigiu a libertação imediata de Mohammadi e de outros ativistas detidos no mesmo evento. O marido da ativista, Taghi Rahmani, confirmou a prisão e a natureza brutal do ato.

O Comitê Norueguês do Nobel está profundamente preocupado com a “brutal prisão de Narges Mohammadi ao lado de vários outros ativistas”, segundo comunicado oficial.

A Fundação Narges Mohammadi e a família da ativista denunciaram que a detenção foi “acompanhada de espancamentos, insultos e obscenidades”. O grupo exige providências imediatas.

O Comitê Norueguês do Nobel observa que a senhora Mohammadi é presa “no momento em que o Prêmio Nobel da Paz é concedido à líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado”, disse Jørgen Watne Frydnes, presidente do Comitê, ao pedir esclarecimento do paradeiro de Mohammadi às autoridades iranianas. Frydnes pediu ainda garantia de segurança e a libertação incondicional da ativista.

O marido de Mohammadi, Taghi Rahmani, residente em Paris, confirmou a violência no ato. “Eles prenderam Narges violentamente. O irmão do advogado testemunhou a prisão dela no memorial”, disse Rahmani, ao braço persa da emissora britânica BBC. “Este ato viola as leis de direitos humanos e equivale a uma espécie de vingança”, completou.

A ativista está detida desde 2021 e foi condenada em diversas ocasiões por sua atuação contra o véu obrigatório e pela abolição da pena de morte no Irã.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Dengue: SUS inicia vacinação de profissionais da atenção primária em fevereiro 

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou...

Detran-DF bate recorde de suspensão de CNH com auxílio de nova tecnologia

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Fórum de Governadores celebra vetos que mantêm autonomia dos estados na Reforma Tributária

Por Kleber Karpov O Fórum Nacional de Governadores manifestou apoio...

Estudo do Hospital de Santa Maria impulsiona debate sobre prevenção de infecções

Por Kleber Karpov Profissionais do Hospital Regional de Santa Maria...

Cidades de Minas e Ceará iniciam vacinação com dose única contra dengue

Por Kleber Karpov As cidades de Maranguape (CE) e Nova...

Projeto Ciência na Estrada leva experiências científicas a 12 regiões do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Pesquisa apoiada pela FAPDF valida fita antimicrobiana para uso hospitalar

Por Kleber Karpov Uma pesquisa apoiada pela Fundação de Apoio...

Destaques

Dengue: SUS inicia vacinação de profissionais da atenção primária em fevereiro 

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou...

Detran-DF bate recorde de suspensão de CNH com auxílio de nova tecnologia

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Fórum de Governadores celebra vetos que mantêm autonomia dos estados na Reforma Tributária

Por Kleber Karpov O Fórum Nacional de Governadores manifestou apoio...

Estudo do Hospital de Santa Maria impulsiona debate sobre prevenção de infecções

Por Kleber Karpov Profissionais do Hospital Regional de Santa Maria...

Cidades de Minas e Ceará iniciam vacinação com dose única contra dengue

Por Kleber Karpov As cidades de Maranguape (CE) e Nova...