24.5 C
Brasília
29 jan 2026 19:21

SUS mobiliza 188 hospitais para maior mutirão de cirurgias eletivas

Iniciativa visa zerar fila de espera; Santas Casas e hospitais universitários em ação conjunta.

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde deve realizar neste final de semana (13/Dez) o maior mutirão de cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS), com mais de 61,6 mil procedimentos programados. A ação do programa Agora Tem Especialistas deve mobilizar 188 hospitais em 26 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida por cirurgias eletivas. Pela primeira vez, hospitais universitários da Rede Ebserh, Santas Casas, e hospitais federais devem somar esforços na iniciativa.

“Neste sábado e domingo, deve acontecer o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde”. O Ministro Alexandre Padilha deve afirmar que a mobilização demonstra a força do SUS e sua capacidade de atuação.

Tempo de espera

A principal meta da mobilização é zerar a fila de espera em diversas especialidades, como urologia, ortopedia, gastroenterologia e cardiologia. Além das 11,5 mil cirurgias eletivas agendadas, o mutirão deve oferecer exames e consultas especializadas, incluindo ultrassonografias, endoscopias, e ressonâncias magnéticas.

A ação deve ocorrer ao longo de 13 de dezembro e 14 de dezembro. Os pacientes previamente agendados são os destinatários. Mais de 9 mil cirurgias devem ser realizadas pelas 134 Santas Casas e hospitais filantrópicos envolvidos, abrangendo 18 estados. Cirurgias bariátricas por videolaparoscopia e hernioplastias estão entre os procedimentos.

Institutos e hospitais federais localizados na cidade do Rio de Janeiro também participam. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e o Instituto do Câncer (INCA) são alguns exemplos de unidades envolvidas.

Ações da rede Ebserh

Os 45 hospitais universitários ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) devem realizar a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação, neste sábado. A rede Ebserh deve ofertar 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames, em parceria com institutos e hospitais federais.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, deve ressaltar que a empresa deve se comprometer em enfrentar o desafio do acesso à atenção especializada. A iniciativa é, também, importante para a formação de alunos de graduação e residentes.

“A Ebserh está comprometida em enfrentar um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso à atenção especializada. Esse esforço do governo federal tem, também, um valor enorme para a formação de nossos alunos de graduação, residentes médicos e multiprofissionais. O Dia E é isso: as universidades a serviço da vida, a serviço do Agora Tem Especialistas e aproveitando para ensinar os nossos alunos, residentes, a cumprir a missão da universidade”, disse Chioro.

Acesso à assistência

A união das diversas unidades hospitalares evidencia o caráter cooperativo e interministerial da iniciativa. Ao integrar distintas redes, o mutirão amplia o alcance do SUS e fortalece a capacidade do Estado de responder às filas históricas.

O programa Agora Tem Especialistas foi criado para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado. Carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem, que devem oferecer atendimento em todos os estados, são outras iniciativas que estão em andamento. O provimento e a formação de mais médicos especialistas, a ampliação de horários de serviços e a parceria com hospitais privados para atendimento gratuito e complementar ao SUS são ações complementares.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...