Por Kleber Karpov
A Administração Regional de Ceilândia e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) iniciaram nesta quinta-feira (11/dez) um mutirão de limpeza em diversas áreas públicas da cidade, abrangendo Ceilândia Sul, Setor O e outras regiões administrativas. O trabalho, que deve seguir até sábado (13/dez), visa acelerar a retirada de entulho, lixo e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, preparando a cidade para o pico do período chuvoso e reduzindo riscos de alagamentos.
O trabalho percorre bairros de Ceilândia Sul, Ceilândia Norte, P Sul, P Norte, QNQ, QNR, Setor O e setores da região administrativa. O objetivo principal deve ser acelerar os serviços de limpeza antes do pico do período chuvoso, com a finalidade de reduzir riscos de alagamentos e doenças transmitidas pelo mosquito.
As equipes utilizam caminhões-caçamba, pás mecânicas, retroescavadeiras e caminhões compactadores para reforçar a limpeza urbana. Na última edição, realizada em setembro de 2025, mais de 1,7 mil toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas, calçadas, terrenos públicos e áreas verdes da cidade.
O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, afirma que as equipes estão nas ruas todos os dias, mas precisam da colaboração de cada morador. “Quando trabalhamos juntos, a cidade responde melhor e todos ganham”, disse Dilson Resende.
O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe de Carvalho, explica que o mutirão é uma ação essencial para garantir que a cidade esteja preparada para o período de chuvas. “Mobilizamos nossas equipes em força-tarefa para acelerar a retirada de entulhos, a limpeza das bocas de lobo e a desobstrução de áreas críticas. O objetivo é entregar resultados rápidos e efetivos para a população”, disse Luiz Felipe de Carvalho.
O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, reforça que a ação beneficia toda a comunidade, porque retira lixo, entulho e qualquer material que possa acumular água. A administração local orienta que os moradores evitem descartar entulho após a passagem das equipes e, sempre que possível, utilizem os papa-entulhos e pontos de coleta do SLU.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










