Por Kleber Karpov
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal (UnDF), realizou, nos dias 09 e 10 de dezembro, as cerimônias de colação de grau das turmas de Medicina e Enfermagem. Os eventos, realizados no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), reuniram familiares, amigos, docentes e profissionais da saúde. A 20ª turma de Medicina formou 76 novos médicos, e a 14ª turma de Enfermagem, 49 formandos.
Ao cumprimentar os novos colegas médicos, o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, destacou que o momento representa o início de um novo ciclo profissional. “O que eu queria deixar de recado para vocês, não como secretário de saúde e presidente da Fepecs, mas como um colega de profissão, é que, a partir do momento que vocês escolheram o exercício da medicina, vocês escolheram trabalhar de maneira honesta, com empatia, ética e colocando o paciente acima de tudo. Sintam-se acolhidos pelo Governo do Distrito Federal e pelas nossas unidades”, disse.
O formando Gabriel Corrêa lembrou a trajetória da turma, ressaltando a diversidade em origens, trajetórias e opiniões, e os obstáculos enfrentados, já que o ingresso coincidiu com o início da pandemia de Covid-19.
A diretora da Escs, Viviane Peterle, destacou a excelência da escola, reconhecida nacionalmente por seus resultados acadêmicos, científicos e assistenciais. “Essa trajetória é fruto do investimento do Governo do Distrito Federal, que retorna à sociedade tanto em indicadores educacionais de qualidade quanto em atendimentos prestados à comunidade, desde a graduação, em um modelo sólido de integração ensino-serviço que faz da Escs uma referência em educação e saúde no país”, afirmou.
O reconhecimento na Enfermagem

A cerimônia da 14ª turma de Enfermagem, composta por 49 formandos, destacou a importância da profissão para o fortalecimento do cuidado em saúde. A coordenadora do curso, Tereza Cristine Morais, que dá nome à turma, homenageou o compromisso dos novos enfermeiros com a profissão.
“Que cada um seja o tipo de profissional que vocês gostariam que cuidasse de vocês e das pessoas que vocês amam. Que sejam o tipo de pessoa que honra a vida, que não reproduz violências, que transforma espaços”, destacou Tereza Cristine Morais.
A oradora da turma de Enfermagem, Eduarda Mendes Andrade, relembrou momentos marcantes da formação, falando sobre o desafio da resistência para se levantar a cada queda. A pró-reitora de Graduação da UnDF, Alessandra Edver, destacou a formação diferenciada dos enfermeiros e incentivou os profissionais a enfrentarem os novos desafios.
“Vocês ainda vão caminhar por corredores silenciosos, vão conhecer muitas histórias marcadas pela fragilidade e vão estar de frente com anseios que não lhes pertencem, mas que escolheram enfrentar. Vocês serão, para muitas famílias, o primeiro rosto e o primeiro olhar de acolhimento”, destacou Alessandra Edver.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










