22.5 C
Brasília
29 jan 2026 22:36

Banco Central mantém taxa de juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida

Taxa Selic no maior nível em quase 20 anos, Copom deve manter juros elevados por período prolongado

Por Kleber Karpov

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve, por unanimidade, a Taxa Selic em 15% ao ano, juros básicos da economia. A decisão, esperada pelo mercado financeiro, marca a quarta reunião consecutiva em que o Copom mantém os juros básicos no mesmo patamar. A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando atingiu 15,25% ao ano.

A decisão reflete o recuo da inflação e a desaceleração da economia, conforme o Copom. A Taxa Selic chegou a 15% ao ano na reunião de junho de 2025 e deve ser mantida nesse nível desde então.

Cautela na política monetária

Em comunicado, o Copom não deu pistas sobre o momento em que deve começar a cortar os juros, repetindo o cenário de grande incerteza que exige cautela na política monetária. A estratégia do Banco Central (BC) deve ser a de manter a Selic por bastante tempo.

O comitê avalia que a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta. O comitê enfatiza que deve seguir vigilante, que os passos futuros da política monetária devem ser ajustados e que, como usual, não deve hesitar em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado, destacou o Copom.

O impacto nos preços

A Selic é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em novembro de 2025, o IPCA ficou em 0,18%, o menor nível para o mês desde 2018.

O indicador acumula alta de 4,46% em 12 meses, voltando a ficar dentro do teto da meta contínua de inflação. O novo sistema de meta contínua, em vigor desde janeiro de 2025, persegue meta de 3% e o intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, ou seja, o limite superior deve ser 4,5%.

No modelo de meta contínua, a meta deve ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em dezembro de 2025, a inflação desde janeiro do mesmo ano deve ser comparada com a meta e o intervalo de tolerância.

As projeções e o crescimento

O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico.

No último Relatório de Política Monetária, o BC diminuiu de 2,1% para 2% a projeção de crescimento para a economia em 2025. As previsões do mercado devem ser mais otimistas. De acordo com o boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2,25% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. A previsão da inflação oficial deve fechar o ano em 4,4%, levemente acima do teto da meta.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...