28.5 C
Brasília
12 dez 2025 14:43

Jorge Vianna critica omissão do SindSaúde-DF e exalta coragem de Sinpro-DF e Sindate-DF

Parlamentar afirma que resultado positivo na luta sindical depende de coragem e mobilização da categoria nas ruas

Por Kleber Karpov

O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) utilizou a fala no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), durante sessão ordinária de terça-feira (9/Dez), para criticar a atuação de algumas entidades sindicais, a exemplo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF). O parlamentar destacou a importância da coragem de mobilização de outras entidades classistas, inclusive com decretação de movimento paredista, ao atuar em prol dos interesses dos trabalhadores.

Vianna referenciou o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) como um exemplo de sucesso. Segundo o deputado, a entidade provou que, se não houver uma categoria organizada e um sindicato com coragem, a pauta não avança. “O Sinpro hoje, os professores hoje estão conseguindo essa votação porque eles foram às ruas e isso é comum na luta sindical do Sinpro”, declarou.

O parlamentar também relembrou a greve que ele próprio articulou junto ao Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), que resultou no reajuste para a categoria. “É até meio antagônico um deputado da base fazer uma greve, pressionar o governo para conseguir um reajuste. Então, dois exemplos de sucesso, o Sindate e o Sinpro”, pontuou o deputado.

Omissão do SindSaúde-DF

Em contraste, o deputado criticou duramente o SindSaúde-DF pela falta de mobilização em prol da carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde (GAPS). Segundo Vianna, a omissão resultou no insucesso da reivindicação.

“Muitos sindicatos estão aí fora reclamando, mas sequer tiveram coragem também, coragem também, de fazer uma greve. É o caso do SindSaúde, que esperou fechar o ano para começar o movimento e aí a categoria ficou a ver navio, a chamada GAPS.”, afirmou o parlamentar.

Vianna concluiu que a presença da categoria nas ruas é determinante. “O sindicato tem que ter coragem para a rua, assim como o Sindate e assim como o Sinpro, e aí o resultado está aí. E a categoria na rua o governo atende”, finalizou.

Confira a manifestação de Vianna>




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Orçamento secreto: Polícia Federal cumpre mandados na Câmara dos Deputados

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta sexta-feira...

SUS mobiliza 188 hospitais para maior mutirão de cirurgias eletivas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde deve realizar neste...

PF indicia deputado Gustavo Gayer por desvio de cota parlamentar

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira...

Convênio firmado entre Educação e IFB oferece estágio para licenciandos do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Cofen inaugura sala para Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) inaugurou,...

Destaques

Orçamento secreto: Polícia Federal cumpre mandados na Câmara dos Deputados

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta sexta-feira...

Agora Tem Especialistas amplia frota e alcança o Distrito Federal e mais 15 municípios brasileiros

Por Kleber Karpov O programa Agora Tem Especialistas iniciou sua...

SUS mobiliza 188 hospitais para maior mutirão de cirurgias eletivas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde deve realizar neste...

PF indicia deputado Gustavo Gayer por desvio de cota parlamentar

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira...