Por Kleber Karpov
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de São Sebastião iniciou a segunda turma de seu projeto de prevenção e controle do tabagismo. A iniciativa, que segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) , visa ajudar pacientes na cessação da nicotina e manutenção da abstinência. Os encontros da nova turma estão agendados para os dias 8, 10, 17 e 22 de dezembro, a partir das 16h.

Abordagem e resultados
O programa adota uma abordagem multiprofissional, acompanhada por médica, farmacêutica e fonoaudióloga. A fonoaudióloga Marília Gabriela destacou que o trabalho em grupo é crucial devido à combinação de apoio social e atenção especializada. O ambiente coletivo facilita o compartilhamento de experiências e reforça a motivação mútua entre os participantes.
A primeira turma do projeto registrou uma taxa de sucesso de quase 79%. Onze participantes conseguiram parar de fumar, e outros três seguem em acompanhamento para se livrar do vício.
Impacto do tabagismo
Globalmente, o tabagismo é considerado um dos maiores desafios de saúde pública. É a principal causa de morte evitável no mundo e representa um fator de risco crítico para diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o PNCT preconiza a abordagem terapêutica em grupo como uma estratégia altamente eficaz e acessível, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











