DF registra alta de 78% em turistas internacionais e supera média nacional

Movimentação no aeroporto deve chegar a 16 milhões de passageiros até o fim do ano

Por Kleber Karpov

O Distrito Federal consolidou-se como um destaque no cenário turístico ao registrar um crescimento de 78,1% na chegada de visitantes estrangeiros entre janeiro e agosto de 2025. O índice supera significativamente a média nacional de 45% observada no mesmo período, conforme dados do World Tourism Barometer, ligado à ONU Turismo.

Hub aéreo

O desempenho positivo reflete a movimentação no Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframerica. Entre janeiro e outubro, o terminal contabilizou 13.743.006 passageiros, o que representa uma alta de 71,96% em comparação ao ano anterior.

A projeção da concessionária é encerrar o ano com 16 milhões de embarques e desembarques, impulsionada pelas festividades de dezembro. A capital mantém voos diretos para 38 destinos nacionais — número que sobe para 45 na alta temporada — e nove ligações internacionais para as Américas e Europa.

Atendimento local

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) reportou mais de 6 mil atendimentos nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) apenas no segundo semestre. O destaque fica para a unidade da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, que funciona como café-escola em parceria com o Senac e recebeu 240 mil pessoas em 17 meses.

Outra iniciativa de fomento, o city tour gratuito operado pela pasta, já transportou 27.843 visitantes pelos principais pontos do Eixo Monumental. O passeio diário, guiado por profissionais credenciados, reforça a estratégia de valorização dos atrativos cívicos e arquitetônicos.

Metas superadas

No âmbito nacional, o Brasil ultrapassou a meta anual estipulada pelo Plano Nacional de Turismo. Até 24 de novembro, o país recebeu 8 milhões de turistas estrangeiros, volume superior aos 6,9 milhões previstos inicialmente.

Para monitorar o fluxo, a Embratur e o Ministério do Turismo instalaram “turistômetros” em pontos estratégicos, incluindo um painel na Esplanada dos Ministérios, que contabiliza a entrada de visitantes em tempo real.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...