19.5 C
Brasília
01 fev 2026 06:46

Congresso articula garantia de direitos a pessoas com diabetes tipo 1 após veto

Nova proposta assegura acesso a insumos e proteção contra discriminação; votação deve ocorrer na próxima semana

Por Kleber Karpov

O Congresso Nacional intensificou a articulação, nesta sexta-feira (05/Dez), para aprovar ainda neste ano o Projeto de Lei (PL) 5.868/2025, que estabelece direitos e garantias para pessoas com diabetes mellitus tipo 1 (DM1), em resposta ao veto integral do Executivo à proposta anterior que classificava a condição automaticamente como deficiência.

A nova matéria, apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), surge como alternativa ao PL 2.687/2022. O governo vetou o texto anterior (VET 4/2025) sob a justificativa de inconstitucionalidade por ausência de estimativa de impacto financeiro e incompatibilidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que exige avaliação biopsicossocial.

O texto atual busca sanar as questões técnicas e assegura direitos fundamentais. A proposta prevê o acesso a medicamentos, insulinas e tecnologias de monitoramento, como glicosímetros e bombas de infusão. O projeto também garante a permissão para o uso desses insumos em ambientes escolares e de trabalho, além de intervalos para monitoramento da glicemia.

A legislação proposta permite o reconhecimento da condição como deficiência especificamente quando houver impedimentos de longo prazo. O texto inclui ainda a proteção contra discriminação, adaptações profissionais e escolares, e a possibilidade de inserção de informações de saúde na Carteira de Identidade Nacional.

Pressão parlamentar

O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA) cobrou celeridade na apreciação da matéria durante sessão do Congresso. O parlamentar destacou a urgência de amparo legal para cerca de 600 mil brasileiros que vivem com a condição.

“Enquanto não se vota, não há lei, não há proteção, e nós precisamos dar proteção para as famílias dessas pessoas; são 600 mil brasileiros nessa condição. Quem tem diabetes sabe do que eu estou falando”, disse Joaquim Passarinho.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comprometeu-se a incluir o projeto na pauta da próxima semana. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, o novo texto possui o aval do Executivo e, caso aprovado nas duas Casas legislativas, existe o compromisso de sanção presidencial.

Atenção a crianças e adolescentes

O Senado também avança na análise do PL 600/2025, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). A proposta foca no atendimento prioritário e integral a crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 no Sistema Único de Saúde (SUS).

A matéria, já aprovada na Comissão de Direitos Humanos (CDH), altera a Política Nacional de Prevenção do Diabetes. O objetivo consiste em promover o acesso a tecnologias de diagnóstico e a integração entre serviços de saúde e escolas.

“O tratamento dessa doença implica rotinas diárias complexas, como múltiplas aplicações de insulina e medições frequentes da glicemia, que impactam diretamente a rotina escolar e familiar, demandando um apoio diferenciado ao paciente”, disse Mara Gabrilli.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enferamgem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...