Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deve realizar uma série de ações em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado anualmente no terceiro domingo de novembro (16/Nov). A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), propõe homenagear as pessoas que perderam a vida em sinistros de trânsito e prestar solidariedade aos familiares e amigos, além de incentivar a reflexão sobre o impacto humano, social e econômico desses eventos.
A primeira iniciativa do Detran-DF será o evento “Detran nos Parques”, que deve acontecer neste domingo (16) no Estacionamento 10 do Parque da Cidade, das 9h às 12h. A programação conta com diversas atividades educativas, orientações sobre segurança viária e apresentações culturais. O público também deve ter a oportunidade de conhecer de perto o helicóptero Sentinela 01, utilizado nas operações de fiscalização e resgate.
Em outro momento, o Detran-DF deve promover, na terça-feira (18), uma programação especial no auditório da unidade da 913 Sul, das 9h às 12h. O evento deve incluir palestras e depoimentos de familiares de vítimas. Na ocasião, será lançado o livro Vidas Interrompidas: famílias enlutadas decorrentes de sinistros de trânsito, de autoria de Mário Fernando de Freitas, servidor do Detran-DF.
Conscientização
O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, ressaltou a importância das ações de conscientização. Ele enfatizou a necessidade de engajamento da sociedade no tema, pois cada vida perdida no trânsito representa uma família marcada pela dor.
“Momentos de reflexão e de diálogo com a comunidade são essenciais para nós lembrarmos que cada vida perdida no trânsito representa uma família marcada pela dor. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que essas histórias não se repitam”, afirmou Marcu Bellini, o diretor-geral do Detran-DF.
Origem da data mundial
A data remonta ao ano de 1993, no Reino Unido, quando ocorreram os primeiros cultos religiosos em memória das vítimas de acidentes de trânsito. As cerimônias foram coordenadas pela organização britânica RoadPeace, instituição de caridade fundada em 1992 para prestar apoio a vítimas e familiares de sinistros viários.
As organizações de vítimas filiadas à Federação Europeia de Vítimas de Acidentes de Trânsito (FEVR) unificaram suas homenagens a partir de 1995. O terceiro domingo de novembro foi o dia escolhido para a celebração, inicialmente conhecida como Dia Europeu da Lembrança. Posteriormente, a celebração alcançou um caráter mundial, com a adesão de organizações de outros continentes.
O reconhecimento global se consolidou em 2005. Em 26 de outubro, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou, por unanimidade, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, classificando-o como “uma homenagem apropriada às vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias”.
A visibilidade ampliada pela ONU reforça o compromisso global de lembrar as vítimas. A iniciativa busca, ainda, apoiar os familiares e promover ações de prevenção, em um esforço conjunto para reduzir as mortes e lesões no trânsito em todo o mundo.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










